• Ecoturismo
  • Passeios

Programa de Conservação da Saíra-apunhalada – PCSA

12/04/2023

No Espírito Santo, pesquisadores e comunidade se unem para preservar a saíraapunhalada, uma ave genuinamente capixaba e criticamente ameaçada de extinção.

A saíraapunhalada tem ocorrência registrada em apenas duas áreas bem específicas da Mata Atlântica de altitude: a Mata dos Caetés localizada entre Vargem Alta e Castelo, e na Reserva Biológica Augusto Ruschi, em Santa Teresa. Sabese que atualmente 22 indivíduos,
praticamente o dobro em comparação com o número registrado em 2020, quando o projeto foi lançado. Na ocasião eram apenas 10 indivíduos catalogados. É importante destacar que esse crescimento populacional é um dos resultados do trabalho da equipe de campo do PCSA, que
monitora diariamente os bandos e ninhos, estudando o comportamento da espécie.

A ONG responsável pelo projeto, o Instituto Marcos Daniel acredita que, assim como os pesquisadores que estão em campo, a comunidade também tem muito a contribuir com o programa. Por isso o PCSA possui uma equipe que desenvolve um trabalho com a comunidade local e com as escolas, com o propósito de fazer a saíraapunhalada conhecida e despertar a empatia de todos pela sua conservação.

A empatia pode ser notada. A ave se tornou um ícone na comunidade, e aparece pintada pelos muros, é tema de trabalhos e seminários escolares, das rodas de conversa, além de ser destaque nos eventos culturais e institucionais da região.

Em 2021, com apoio de parceiros internacionais, o Instituto Marcos Daniel criou a Reserva Kaetés, uma área de 285 hectares que está inserida no corredor ecológico situado entre dois Parques Estaduais, da Pedra Azul e Forno Grande, e se conecta com outros fragmentos de matas particulares. A Reserva fica no município de Castelo. Além da saíraapunhalada, a Reserva abriga mais 16 espécies entre plantas, aves, mamíferos, anfíbios e peixes ameaçados de extinção.

Ah, não podemos deixar passar essa curiosidade: em 2022 ela deu o ar da graça na logomarca das Montanhas Capixabas, representando a biodiversidade e o patrimônio natural do Espirito Santo. Montanhas Capixabas é uma entidade da iniciativa privada criada para desenvolver o turismo regional.

Esse é só o começo, nosso desejo é que a saíraapunhalada também dê o ar da graça nas telinhas, para que os capixabas que não podem avistála pessoalmente, tenham a oportunidade de conhecer essa riqueza da nossa biodiversidade e saibam da sua representatividade no nosso estado.


FICHA TÉCNICA Programa de Conservação da Saíraapunhalada (PCSA)

Telefone: (27) 992453595 Valdivia Rocha (Mobilizadora social do PCSA)

Email:
saira@institutomarcosdaniel.org.br
Site IMD:
www.imd.org.br
Site PCSA:
www.imd.org.br/programasairaapunhalada
Canal do YouTube:
https://www.youtube.com/imdbrasil
Instagram: @sairaapunhalada

Crédito da foto: Gustavo Manhago

Outras notícias

Encontro com guias de turismo para fortalecimento do setor nas Montanhas Capixabas: capacitação, parcerias e perspectivas

Encontro com guias de turismo para fortalecimento do setor nas Montanhas Capixabas: capacitação, parcerias e perspectivas

Acesse
Polenta Off Road 2024: aventura e emoção nas Montanhas Capixabas em Maio

Polenta Off Road 2024: aventura e emoção nas Montanhas Capixabas em Maio

Acesse
Workshop reforça importância da relação entre empreendimentos turísticos com guias e operadoras

Workshop reforça importância da relação entre empreendimentos turísticos com guias e operadoras

Acesse