Programa de Conservação da Saíra-apunhalada – PCSA
12/04/2023No Espírito Santo, pesquisadores e comunidade se unem para preservar a saíra–apunhalada, uma ave genuinamente capixaba e criticamente ameaçada de extinção.
A saíra–apunhalada tem ocorrência registrada em apenas duas áreas bem específicas da Mata Atlântica de altitude: a Mata dos Caetés localizada entre Vargem Alta e Castelo, e na Reserva Biológica Augusto Ruschi, em Santa Teresa. Sabe–se que atualmente há 22 indivíduos,
praticamente o dobro em comparação com o número registrado em 2020, quando o projeto foi lançado. Na ocasião eram apenas 10 indivíduos catalogados. É importante destacar que esse crescimento populacional é um dos resultados do trabalho da equipe de campo do PCSA, que
monitora diariamente os bandos e ninhos, estudando o comportamento da espécie.
A ONG responsável pelo projeto, o Instituto Marcos Daniel acredita que, assim como os pesquisadores que estão em campo, a comunidade também tem muito a contribuir com o programa. Por isso o PCSA possui uma equipe que desenvolve um trabalho com a comunidade local e com as escolas, com o propósito de fazer a saíra–apunhalada conhecida e despertar a empatia de todos pela sua conservação.
A empatia já pode ser notada. A ave se tornou um ícone na comunidade, e aparece pintada pelos muros, é tema de trabalhos e seminários escolares, das rodas de conversa, além de ser destaque nos eventos culturais e institucionais da região.
Em 2021, com apoio de parceiros internacionais, o Instituto Marcos Daniel criou a Reserva Kaetés, uma área de 285 hectares que está inserida no corredor ecológico situado entre dois Parques Estaduais, da Pedra Azul e Forno Grande, e se conecta com outros fragmentos de matas particulares. A Reserva fica no município de Castelo. Além da saíra–apunhalada, a Reserva abriga mais 16 espécies entre plantas, aves, mamíferos, anfíbios e peixes ameaçados de extinção.
Ah, não podemos deixar passar essa curiosidade: em 2022 ela deu o ar da graça na logomarca das Montanhas Capixabas, representando a biodiversidade e o patrimônio natural do Espirito Santo. Montanhas Capixabas é uma entidade da iniciativa privada criada para desenvolver o turismo regional.
Esse é só o começo, nosso desejo é que a saíra–apunhalada também dê o ar da graça nas telinhas, para que os capixabas que não podem avistá–la pessoalmente, tenham a oportunidade de conhecer essa riqueza da nossa biodiversidade e saibam da sua representatividade no nosso estado.
FICHA TÉCNICA– Programa de Conservação da Saíra–apunhalada (PCSA)
Telefone: (27) 99245–3595 – Valdivia Rocha (Mobilizadora social do PCSA)
E–mail: saira@institutomarcosdaniel.org.br
Site IMD: www.imd.org.br
Site PCSA: www.imd.org.br/programa–saira–apunhalada
Canal do YouTube: https://www.youtube.com/imdbrasil
Instagram: @sairaapunhalada
Crédito da foto: Gustavo Manhago