• Ecoturismo
  • Passeios

Programa de Conservação da Saíra-apunhalada – PCSA

12/04/2023

No Espírito Santo, pesquisadores e comunidade se unem para preservar a saíraapunhalada, uma ave genuinamente capixaba e criticamente ameaçada de extinção.

A saíraapunhalada tem ocorrência registrada em apenas duas áreas bem específicas da Mata Atlântica de altitude: a Mata dos Caetés localizada entre Vargem Alta e Castelo, e na Reserva Biológica Augusto Ruschi, em Santa Teresa. Sabese que atualmente 22 indivíduos,
praticamente o dobro em comparação com o número registrado em 2020, quando o projeto foi lançado. Na ocasião eram apenas 10 indivíduos catalogados. É importante destacar que esse crescimento populacional é um dos resultados do trabalho da equipe de campo do PCSA, que
monitora diariamente os bandos e ninhos, estudando o comportamento da espécie.

A ONG responsável pelo projeto, o Instituto Marcos Daniel acredita que, assim como os pesquisadores que estão em campo, a comunidade também tem muito a contribuir com o programa. Por isso o PCSA possui uma equipe que desenvolve um trabalho com a comunidade local e com as escolas, com o propósito de fazer a saíraapunhalada conhecida e despertar a empatia de todos pela sua conservação.

A empatia pode ser notada. A ave se tornou um ícone na comunidade, e aparece pintada pelos muros, é tema de trabalhos e seminários escolares, das rodas de conversa, além de ser destaque nos eventos culturais e institucionais da região.

Em 2021, com apoio de parceiros internacionais, o Instituto Marcos Daniel criou a Reserva Kaetés, uma área de 285 hectares que está inserida no corredor ecológico situado entre dois Parques Estaduais, da Pedra Azul e Forno Grande, e se conecta com outros fragmentos de matas particulares. A Reserva fica no município de Castelo. Além da saíraapunhalada, a Reserva abriga mais 16 espécies entre plantas, aves, mamíferos, anfíbios e peixes ameaçados de extinção.

Ah, não podemos deixar passar essa curiosidade: em 2022 ela deu o ar da graça na logomarca das Montanhas Capixabas, representando a biodiversidade e o patrimônio natural do Espirito Santo. Montanhas Capixabas é uma entidade da iniciativa privada criada para desenvolver o turismo regional.

Esse é só o começo, nosso desejo é que a saíraapunhalada também dê o ar da graça nas telinhas, para que os capixabas que não podem avistála pessoalmente, tenham a oportunidade de conhecer essa riqueza da nossa biodiversidade e saibam da sua representatividade no nosso estado.


FICHA TÉCNICA Programa de Conservação da Saíraapunhalada (PCSA)

Telefone: (27) 992453595 Valdivia Rocha (Mobilizadora social do PCSA)

Email:
saira@institutomarcosdaniel.org.br
Site IMD:
www.imd.org.br
Site PCSA:
www.imd.org.br/programasairaapunhalada
Canal do YouTube:
https://www.youtube.com/imdbrasil
Instagram: @sairaapunhalada

Crédito da foto: Gustavo Manhago

Outras notícias

4ª Premiação de Cafés Tardios de Qualidade revela diversidade sensorial dos vencedores em Venda Nova

4ª Premiação de Cafés Tardios de Qualidade revela diversidade sensorial dos vencedores em Venda Nova

Acesse
Inscrições abertas para Concurso de Qualidade do Melhor Tomate de Mesa de Venda Nova do Imigrante

Inscrições abertas para Concurso de Qualidade do Melhor Tomate de Mesa de Venda Nova do Imigrante

Acesse
Operadoras de turismo descobrem tesouros nas Montanhas Capixabas durante famtour especial

Operadoras de turismo descobrem tesouros nas Montanhas Capixabas durante famtour especial

Acesse