• Seminários
  • Turismo

Convenção da marca Montanhas Capixabas lança iniciativas para fortalecer o turismo regional

04/07/2024

Evento desta terça (02) reforçou a união e o compromisso de todos na promoção da região; concursos entre moradores vão contribuir com a valorização do destino

Na tarde desta terça-feira (02), o Centro de Eventos do Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins, foi palco da Convenção da Marca do Destino Montanhas Capixabas. Associados ao Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&B), dentre empresários do ramo hoteleiro e gastronômico, proprietários de agroturismo e representantes das prefeituras dos dez municípios associados (Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante) participaram do evento.

A convenção teve como destaque a apresentação do conceito de “Place Branding” e o Plano de Ativação da marca, além dos benefícios aos associados. Também foram anunciados o concurso “Olhares dos Moradores das Montanhas Capixabas – Revelando Encantos Locais” e a campanha de moradores “Orgulho de Ser das Montanhas Capixabas”. O regulamento do concurso está previsto para ser lançado ainda neste mês, enquanto a campanha, em novembro, visando mobilizar a comunidade regional na promoção do turismo.

Fernanda Simoura, do estúdio Soma, apresentou o conceito de “Place Branding”, destacando a importância de promover e valorizar a identidade singular da região, integrando todos os atores envolvidos no movimento de Marca Lugar. “O Place Branding busca colocar as Montanhas Capixabas no mapa das escolhas. O processo de investigação durou um ano e foi um desafio, considerando que as Montanhas Capixabas são uma ‘tapeçaria cultural’”, explicou. Fernanda enfatizou ainda a necessidade de integração e força para colocar o destino no mapa das escolhas.

A equipe da Soma identificou, por meio de entrevistas com cerca de 450 pessoas, que o principal desejo do turista que visita a região é reconectar-se com a natureza. Fernanda Simoura ressaltou a necessidade de despertar o sentimento de pertencimento nos moradores das Montanhas Capixabas. “A força dessa narrativa está na quantidade de pessoas que vão contar essa história regional que precisa ser reverberada. Nosso morador é o primeiro cliente”, disse. Apesar da receptividade, ela salientou a necessidade de qualificar os empreendedores e preparar a população local para ter um papel proativo no desenvolvimento do turismo.

A consultora criativa para Desenvolvimento Turístico Roberta Aguilar apresentou o Plano de Ativação da Marca, no qual foram investidos R$ 3 milhões. “Não tem lugar no Brasil com o nível de experiências criativas como a região”, afirmou. De acordo com ela, a proposta é promover experiências integradas, movimentando em conjunto os empreendimentos.

Patrícia Cangussu, gerente regional do Sebrae/ES, comentou sobre o entusiasmo com o turismo na região. “É um prazer ver a casa cheia para falar de turismo. É propósito do Sebrae nos próximos três anos fortalecer o turismo do Espírito Santo. Além do desenvolvimento da marca, estamos envolvidos no Distrito Turístico de Pindobas, RuralturES e, num trabalho junto à Setur, desenvolvendo experiências turísticas e vários seminários. Nosso superintendente (Pedro Rigo, ausente no evento) é um entusiasta do turismo”.

Representante da Câmara de Turismo da Fecomércio, Camila Antunes expressou sua satisfação com a Convenção. “É uma alegria grande como turismóloga o dia de hoje. Já vendemos muito as Montanhas Capixabas e agora vemos o seu protagonismo em nível nacional, com maturidade, força e união. Empresários que acreditam na região, de mãos dadas, lutando verdadeiramente pelo seu desenvolvimento. As Montanhas Capixabas são o ouro do Espírito Santo. Contem com o Sistema Fecomércio!”.

Ângela Peizini (Senac) reforçou a importância da educação no turismo. “Acreditamos que o turismo também se faz pela educação. Precisamos de mão de obra especializada e qualificada na região. Contem com o Senac”.

Já Cleto Venturim, presidente do Sicoob Sul-Serrano, disse estar feliz por representar a cooperativa de crédito, que completa 35 anos no Espírito Santo. “Nosso propósito é conectar pessoas através da prosperidade e justiça financeira, proporcionando a melhor experiência para nosso associado. Temos apoiado diretamente o turismo e patrocinado muitos momentos nas Montanhas Capixabas”.

A subsecretária de Infraestrutura e Planejamento da Setur, Flávia Leite, destacou a importância do investimento no turismo. “Satisfação enorme participar deste momento. Estamos juntos e seguindo um novo modelo de trabalho, porque o turismo é a bola da vez do governo do Espírito Santo. Que vocês estejam próximos das nossas ofertas”, disse, informando sobre novos editais, de sinalização e portais para os municípios, totalizando R$ 700 mil.

Valdeir Nunes, diretor-presidente do MCC&B, finalizou. “Eu gosto de ver a casa cheia. Sem dúvida, nossa primeira Convenção foi um sucesso extraordinário. E a partir de agora, vamos continuar trabalhando no fortalecimento da marca Montanhas Capixabas. Queremos que nossa marca seja conhecida além Estado, em todo o Brasil”.

Outras notícias

Concurso de fotografia convida moradores a mostrarem a beleza das Montanhas Capixabas

Concurso de fotografia convida moradores a mostrarem a beleza das Montanhas Capixabas

Acesse
Hotéis e pousadas das montanhas preparam mimos para hóspedes durante a Festa do Morango

Hotéis e pousadas das montanhas preparam mimos para hóspedes durante a Festa do Morango

Acesse
Convenção da marca Montanhas Capixabas lança iniciativas para fortalecer o turismo regional

Convenção da marca Montanhas Capixabas lança iniciativas para fortalecer o turismo regional

Acesse