Rota das Montanhas Capixabas: Pedra Azul e a cultura dos imigrantes italianos
11/12/2024Matéria escrita por Deusa Rodrigues para o blog: https://deusarodrigues.com.br/rota-das-montanhas-capixabas/
A Rota das Montanhas Capixabas, oferece diversas experiências, reúne belas paisagens em torno da Pedra Azul, atrações com heranças da colonização italiana e alemã, e há muita hospitalidade.
É um destino do Espírito Santo com diversos passeios a serem descobertos.
Eu visitei algumas cidades encantadoras e abaixo você encontra dicas para sua viagem!
Rota das Montanhas Capixabas
A Rota das Montanhas Capixabas é um destino incrível para quem busca natureza, cultura e experiências gastronômicas autênticas, com destaque para a herança dos imigrantes italianos e alemães.
Foto divulgação Bureau de Turismo das Montanhas Capixabas.
Na minha viagem recente pela região, em um grupo de blogueiros e influenciadores de viagem, passamos por belas paisagens da Pedra Azul, com plantações à beira das estradas e hospedagem em hotéis refúgios.
Os viajantes podem fazer o roteiro de carro em uma viagem de 3 a 4 noites para aproveitar bem como eu fiz, ou um passeio de um dia a partir de Vitória.
Vitória – Capital do Espírito Santo
Cheguei a Vitória, capital do Espírito Santo, depois de muitos anos, e foi um feliz reencontro. Uma cidade encantadora, com opções culturais, gastronômicas e naturais.
Foto: Pixabay.
Restaurante Ilha do Caranguejo – Vitória
Com pouco tempo para curtir a cidade, já que no dia seguinte iríamos para as Montanhas Capixabas, fui convidada para jantar no restaurante Ilha do Caranguejo, um lugar animado com gastronomia incrível.
O local é especializado em frutos do mar e serve pratos típicos, como a moqueca capixaba, além de opções com caranguejo e camarão. O que chamou a minha atenção foi o varal de camarão.
As sobremesas são também deliciosas e servem tranquilamente duas ou mais pessoas, nós dividimos essa delícia.
O ambiente descontraído conta com danças e performances, sendo perfeito para uma refeição em família ou com amigos.
Golden Tulip Porto Vitória
Fiquei hospedada no Golden Tulip Porto Vitória, um hotel de luxo que oferece uma estadia confortável e sofisticada.
Adorei os mimos oferecidos na chegada ao hotel.
Localizado à beira-mar, o hotel combina comodidade com vistas deslumbrantes para a baía e para a cidade que eu pude conferir do meu apartamento, pena que o tempo estava nublado! Pretendo voltar para curtir mais Vitória.
O café da manhã é bem completo, e a hospedagem é uma ótima escolha para quem quer explorar Vitória e, ao mesmo tempo, relaxar com todas as comodidades.
Marechal Floriano – Empório Pedra Bonita
Começamos o nosso trajeto e passamos por bonitas paisagens com cachoeiras e plantações a beira da estrada.
A primeira parada da Rota das Montanhas Capixabas foi no Empório Pedra Bonita, no município de Marechal Floriano, com deliciosa comida feita em fogão a lenha.
Em seguida, passamos pela Experiência do Café, onde tivemos uma breve explanação sobre o fruto, suas variedades das torras clara, média, escura, formas de preparo e no final uma deliciosa degustação.
A região do Espírito Santo é conhecida como uma das melhores áreas para café especiais cultivado por pequenas propriedades que prezam pela alta qualidade, inclusive um sucesso de exportação.
Domingos Martins
Domingos Martins é um dos principais destinos da Rota das Montanhas Capixabas, a cidade tem traços da colonização alemã, as construções tem as fachadas em estilo enxaimel.
Quer conhecer mais esse tipo de arquitetura? Confira o meu post sobre as Atrações da Borgonha na França.
O local também é conhecido por sediar a fazenda que produz o Café Jacu, um tipo raro e muito valorizado pelo mundo.
Para quem deseja se hospedar em alto estilo, a dica é a Pousada Rabo do Lagarto com chalés que ficam de frente para a Pedra Azul, ideal para Lua de Mel.
Foto divulgação Bureau de Turismo das Montanhas Capixabas.
Casa do Turista
A Casa do Turista, no município de Domingos Martins, sede do Bureau de Turismo das Montanhas Capixabas, é um ótimo ponto de partida para explorar a região.
A bela construção em estilo serrano conta com vidraças voltadas para a Pedra, o local da frase “Eu amo Pedra Azul é ideal para um foto. Melhor forma de começar a explorar o destino, impossível!
Nosso grupo de blogueiros e influenciadores foi recebido pela equipe da Casa do Turista que deu informações sobre o destino.
Na oportunidade foi oferecido um café da tarde especial. O que não falta na região experiências gastronômicas inesquecíveis.
Informações Turísticas
O local oferece orientações sobre as principais atrações da região, incluindo dicas de passeios, trilhas e atividades.
Produtos Locais
A Casa também funciona como exposição de produtos típicos, onde é possível encontrar artesanato, doces, queijos, embutidos e licores, além de lembranças da região.
A minha sugestão para um viagem de carro é fazer uma parada na Casa do Turista para obter mais informações do destino.
Pedra Azul – Rota do Lagarto
A Pedra Azul, em Domingos Martins, é uma formação rochosa imponente com 1822 metros acima do nível do mar, muda de cor ao longo do dia, criando um espetáculo natural impressionante, sendo o cartão-postal da Rota das Montanhas Capixabas.
Foto divulgação Bureau de Turismo das Montanhas Capixabas.
A foto acima é feita na entrada do Parque Estadual da Pedra Azul, que oferece trilhas para explorar a flora e fauna locais.
A saliência lateral que vista de alguns ângulos sugere um lagarto subindo na Pedra Azul, dá o nome da rota turística.
Vargem Alta
Seguimos para o município de Vargem Alta na Rota das Montanhas Capixabas, um lugar especial para quem gosta de natureza e quer explorar uma das regiões mais belas e bem preservadas do Espírito Santo.
Natureza Eco Lodge
Nossa hospedagem foi no hotel Natureza Eco Lodge uma propriedade do Grupo Águia Branca.
Como o nome sugere, é um refúgio perfeito cercado de Mata Atlântica, dentro da Reserva Águia Branca.
Os chalés de luxo, com quarto, banheiro, sala de estar e ampla varanda, têm decoração elegante no estilo alpino e estão distribuídos em um terreno à frente do lago e nas partes altas da propriedade.
Para o lazer, há piscinas, SPA, campo de golfe e atividades ecológicas sustentáveis.
Café da Manhã no Natureza Eco Lodge
O café da manhã no hotel tem muita variedade, além da vista linda da mata ao redor.
Banho de Floresta
A experiência “Banho de Floresta” leva o visitante a uma imersão na floresta ao redor do Natureza Eco Lodge, parte da Reserva Águia Branca.
A atividade começa dentro do hotel, em uma sala com mapas, onde uma bióloga dá informações sobre a preservação do parque, detalhes dos animais e curiosidades da fauna e flora locais.
Mapa da Biodiversidade da Reserva Água Branca
O mapa da biodiversidade é fundamental para conhecer a região.
Depois segue-se por uma trilha e em determinado momento, fomos convidados a fechar os olhos e escutar os sons da mata, dos animais, enfim sentir a natureza.
O passeio de aproximadamente 30 minutos passa por uma cachoeira e retorna pelo mesmo caminho. Um momento especial para relaxar.
Restaurante d’Bem
O Restaurante d´Bem tem uma gastronomia excepcional, além de utilizar produtos frescos de produtores locais. Ele está dentro do Natureza Eco Lodge, esta unidade faz parte do restaurante matriz em Vitória.
Começamos o nosso jantar com uma entradinha deliciosa e vinho.
Um dos destaques do restaurante é a sobremesa do “açaí capixaba”, feito da fruta da palmeira jussara, abundante na região.
Venda Nova do Imigrante
Venda Nova do Imigrante é um destino encantador nas Rota das Montanhas Capixabas, famoso por suas paisagens e sua rica tradição agrícola. É também a Capital Nacional do Agroturismo.
Casa Nostra – Distrito Turístico de Pindobas
A Casa Nostra está inserida no Distrito Turístico de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, a iniciativa é furto de uma parceria com a prefeitura do município e das Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau.
O local é como um museu moderno com peças e informações da colonização italiana que completou 150 anos.
Vivência com a Nona e o Nono
Nos fundos da construção principal há uma casa típica de colonos, em que os visitantes são convidados a participar de uma vivência autêntica, com personagens de época, que representa a Nona e o Nono.
Visitamos o quarto dos Nonos para conhecer mais dos costumes locais, uma experiência bem diferente.
E tudo vira festa em uma casa típica italiana.
Tombo da Polenta
A cozinha é a parte especial da visita com música ao vivo de um sanfoneiro e com o fogão aceso preparando e tombando a polenta.
Depois como toda casa de imigrantes italianos a comida é farta e todos podem degustar a polenta recém saída do fogo, bolinhos e outras iguarias típicas servidas com um cafezinho.
A experiência deve ser agendada e realizada em grupo.
Restaurante Nossa Vida
O restaurante Nossa Vida no município de Venda Nova do Imigrante, é uma casa típica de fazenda, localizado em um amplo terreno que poderia muito bem ser cenário de um filme ou de uma novela sobre o início do século passado.
O ambiente acolhedor, com toques rústicos, proporciona uma imersão na cultura local, o casarão da guarda objetos da família como um pequeno museu.
A comida é preparada em fogão a lenha e o cardápio oferece pratos típicos italianos, como massas frescas, polenta, além de pratos capixabas.
Fazenda de Café Carnielli
A Fazenda Carnielli é uma das principais atrações de Venda Nova do Imigrante, perfeita para quem quer conhecer mais sobre o café e as tradições locais.
Na fazenda, os visitantes podem vivenciar a experiência do café, com explicações sobre o processo de cultivo, torra e moagem dos grãos.
É uma oportunidade de aprender sobre o que faz dos cafés da região um produto tão especial e de alta qualidade.
Além disso, a Carnielli oferece uma degustação de queijos e embutidos produzidos ali mesmo, como salames e linguiças artesanais, que complementam a experiência com sabores autênticos da culinária local.
Restaurante Altoé da Montanha
O Restaurante Altoé da Montanha, em Venda Nova do Imigrante tem como especialidade a pizza de polenta, um prato da herança dos italianos que ajudaram a construir a identidade da região.
O casal de proprietários criou o prato, com uma receita exclusiva, onde a “redonda” é feita de massa da polenta fria e compactada. Um segredo guardado a sete chaves!
Foi lá que vi pela primeira vez o carro “Polenta Móvel”, com um fogão movido a lenha, onde os proprietários do restaurante convidam os visitantes para participar da preparação do prato.
A atividade interativa, é bem divertida, além de oferecer um jantar delicioso.
Cervejaria Dus Grillo
Na Cervejaria Dus Grillo, em Vargem Alta o visitante é convidado a uma experiência sensorial que vai além das cervejas.
Cafezinho de Boas-Vindas
A visita à cervejaria começou com um cafezinho feito em um carro com fogão a lenha conhecido como Polenta Móvel.
Processo de Fabricação e Degustações
Depois seguimos para acompanhar e conhecer o processo artesanal de produção, dos sucos de uva e amora, espumante e cerveja.
Sucos de Uva e Amora
Esses sucos são frescos, com sabor intenso e natural, aproveitando o melhor das frutas da propriedade, uma opção para quem não toma bebida alcóolica.
Espumante
A degustação inclui também, espumante produzido pela própria Dus Grillo, que está em fase de testes, esse detalhe acrescenta um toque de sofisticação ao passeio. Esse espumante é perfeito para quem aprecia bebidas mais leves.
Cervejas Variadas
A atividade mostra o processo da fabricação das cervejas, destaque para a qualidade dos ingredientes e o cuidado em cada etapa, desde a escolha dos lúpulos e maltes até o envasamento.
Claro que houve degustações das cervejas, e foram oferecidos vários tipos, cada uma com uma característica especial, variando desde os estilos mais leves e refrescantes até os mais encorpados e intensos.
Depois almoçamos no restaurante que conta com uma gastronomia perfeita, com chefs que capricham nos pratos.
Harmonização de Sobremesas com Cervejas
O ponto alto da visita, no entanto, foi o momento das três sobremesas, harmonizadas. com três tipos de cervejas diferentes, uma clara a Witbier, rose a Belgian Dubbei e escura uma Stout.
Hotel Fazenda China Park
Para finalizar nossa Rota pelas Montanhas Capixabas, nos hospedamos no Hotel Fazenda China Park em Domingos Martins para ficar uma noite.
O complexo conta com chalés nas Montanhas que funcionam como hotel, condomínio e também para day use, um lugar perfeito para viagem em famílias e entre amigos.
Há diversas experiências como o teleférico que passa por toda a propriedade, uma tirolesa, piscinas aquecidas e ao ar livre, jacuzzis e toboágua.
A gastronomia é muito completa, com as três refeições principais e chá da tarde. Nos finais de semana há música ao vivo no restaurante.
Imigração Italiana no Espírito Santo
Um fato que eu não sabia é que a imigração italiana no Espírito Santo começou por ordens de Dom Pedro II, em 1874. O estado comemora os 150 anos da Imigração Italiana com muita festa.
Festa da Polenta nas Montanhas Capixabas
A tradicional festa da Polenta acontece em outubro, em dois finais de semana, na cidade de Venda Nova do Imigrante. O evento conta com muita música, dança, comida saborosa e alegria.
As rainhas da Polenta abrilhantam a festança bem ao estilo italiano. Um dos momentos mais importantes é na hora do “Tombo da Polenta”, onde a iguaria depois de pronta é despejada ou tombada de um caldeirão gigante para um grande tabuleiro, tudo com auxílio de um equipamento específico, que lembra uma grande obra.
Ao todo 20.000 toneladas de pratos típicos são servidos durante a festa, para um público de cerca de 45.000 pessoas.
Nota da Autora
Eu viajei em uma Press Trip para blogueiros e influenciadores, a convite do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com organização de Liliajane, jornalista e influenciadora especialista em turismo no Espírito Santo.
Os meus agradecimentos a toda a equipe de organização da viagem e as propriedades que nos receberam com tanto carinho!