• Agroturismo

Presidente sanciona lei que torna oficialmente Venda Nova a Capital Nacional do Agroturismo

31/07/2023
Foi publicada ontem (25) no Diário Oficial da União a Lei nº 14.636, que conferiu o título de “Capital Nacional do Agroturismo” ao município de Venda Nova do Imigrante.
Essa importante medida foi tomada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República, reconhecendo o potencial turístico e agrícola do município. O título é um verdadeiro reconhecimento das belezas naturais, cultura e riquezas que Venda Nova do Imigrante tem a oferecer aos visitantes e turistas.
A Lei nº 14.636 é fruto da PL 1.847/2021 de autoria do deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES), que foi encaminhada para sanção presidencial. Com a concessão do título de Capital Nacional do Agroturismo, o município ganha projeção nacional e pode atrair um maior número de turistas e investimentos, o que contribuirá para o desenvolvimento econômico e social da região. Além disso, o reconhecimento também é um estímulo para que Venda Nova do Imigrante continue preservando e promovendo suas tradições, cuidando do meio ambiente e oferecendo serviços de qualidade aos visitantes.
O agroturismo, uma vertente do turismo rural, tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil e em todo o mundo. Ele se caracteriza por proporcionar experiências enriquecedoras, que unem o turismo à agricultura e pecuária, permitindo que os viajantes conheçam de perto a rotina do campo, desfrutem da gastronomia típica da região, participem de atividades agrícolas e apreciem paisagens bucólicas.
Venda Nova do Imigrante é uma cidade que encanta por suas montanhas, clima ameno e delicias das agroindústrias. Colonizada por imigrantes italianos, a região preserva suas tradições culturais, o que torna a experiência turística ainda mais autêntica e rica.

Para o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, “o agroturismo está na essência de Venda Nova. Esse título oficial é motivo de orgulho, porque representa toda a luta e o empenho do nosso povo tão honesto e trabalhador, dedicado a alavancar o município. Quero aqui parabenizar toda a nossa população vendanovense. O amor por nossa cidade, o trabalho árduo e a dedicação com o nosso município permitiram com que chegássemos a esse patamar de excelência”, afirma.

De acordo com o deputado Evair, “este título, abre para nós uma grande janela de oportunidade, de valorização das nossas tradições , cultura, saber, território e acima de tudo, dialoga com o futuro, uma vez que Agroturismo nos remete a sustentabilidade e tudo isso irá trazer com as oportunidades mais renda e dignidade para nossa gente e nosso povo.”

A partir desta data, a Lei nº 14.636 entra em vigor, e Venda Nova do Imigrante já pode ostentar com orgulho o título de Capital Nacional do Agroturismo.

Fonte: Prefeitura de Venda Nova (https://www.vendanova.es.gov.br/site/noticia.php?id=4166)

Outras notícias

RuralturES 2024 será realizada em nova data e local. Confira!

RuralturES 2024 será realizada em nova data e local. Confira!

Acesse
Venha celebrar uma tradição italiana na 22ª Festa do Socol em maio!

Venha celebrar uma tradição italiana na 22ª Festa do Socol em maio!

Acesse
37ª Festa do Tomate: show, premiações e motocross marcam o evento em Alto Caxixe

37ª Festa do Tomate: show, premiações e motocross marcam o evento em Alto Caxixe

Acesse