• Ecoturismo
  • Feiras

Polenta Off Road 2024: aventura e emoção nas Montanhas Capixabas em Maio

01/04/2024

Inscrições para competidores de todo o Brasil estão abertas a partir desta segunda-feira, 1º de abril

Prepare-se para uma aventura inesquecível no Polenta Off Road 2024! De 24 a 26 de maio, a 8ª edição do evento acontecerá no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante, nas Montanhas Capixabas. Combinando aventura, esporte e turismo em um único lugar, o Polenta Off Road é uma experiência imperdível para os apaixonados por adrenalina.

As inscrições para os atletas estão abertas a partir desta segunda-feira, 1º de abril, no site https://polentaoffroad.com/. A competição ocorrerá paralelamente à 3ª edição da Feira de Aventura das Montanhas Capixabas, lançada oficialmente durante o 2º Festival Águas e Florestas, promovido pela Prefeitura de Venda Nova em março. A escolha estratégica reflete o compromisso do Polenta Off Road com a sustentabilidade. Diversas ações ambientais estão previstas para os próximos meses, como distribuição de mudas e sementes nativas e palestras.

O Polenta Off Road é uma realização do Trail Clube Mata Atlântica (TCMA) em parceria com o  Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB), com apoio da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e Descubra ES (Setur) e patrocínio do Sicoob. O evento visa impulsionar o turismo e o esporte de aventura, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região e do Estado do Espírito Santo.

A expectativa é de cerca de 1.200 competidores e 15 mil visitantes, parceiros e expositores. O Polenta Off Road oferece uma variedade de modalidades: Enduro de Regularidade, Enduro, Bike MTB, Big Trail, Trail Run e 4×4 UTV. Destaque para o Enduro Nacional da Polenta, uma prova tradicional e desafiadora do Campeonato Brasileiro, em sua 35ª edição.

“Os competidores podem esperar muita adrenalina e parte técnica impecável, pois estamos sempre buscando o melhor! O público vai curtir um evento ainda maior e cheio de atrações no Centro de Eventos”, garante o presidente do TCMA, Carlos Alberto Minet.

Além das competições, a Feira da Aventura promete ser uma atração imperdível, proporcionando oportunidades de negócios e apresentando a gastronomia regional. Nos três dias de programação, será possível conhecer e experimentar uma enorme variedade de produtos e serviços relacionados ao turismo de aventura, passando por roteiros, circuitos e atividades de aventura, experimentações e cursos, até vestuário, nutrição e equipamentos esportivos.

Com o Adventure Park, uma praça de alimentação animada e o Pit Stop Off Road para interação entre empresas e competidores, o evento é uma celebração do espírito aventureiro do Espírito Santo. Prepare-se para uma experiência única e cheia de adrenalina no coração das Montanhas Capixabas!

Edição anterior

A 7ª edição do Polenta Off Road entrou para a história do esporte nacional em 2023. Participaram do evento 13 Estados brasileiros: Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.

Ao todo, 631 esportistas disputaram em seis modalidades, sendo o Enduro a grande novidade, com a participação de 190 competidores. Além disso, o evento contou com a presença de 165 ciclistas no Bike MTB, 104 atletas no Trail Run e 89 pilotos no Enduro de Regularidade. Nas modalidades apenas de passeio, o evento recebeu 46 participantes no 4×4 UTV e 37 no Big Trail.

E pela primeira vez, o Polenta Off Road uniu duas competições de motociclismo do Campeonato Brasileiro: o Brasileiro de Enduro de Regularidade e o Brasileiro de Enduro, este com 19 categorias.

Sobre o TCMA- Fundado em 02 de abril de 1993, o Trail Clube Mata Atlântica é referência nacional na realização de eventos de esportes de aventura há mais de 30 anos, com destaque para o Enduro Nacional da Polenta, um dos melhores do Campeonato Brasileiro, e na promoção de atividades de relevância pública, sociais, esportivas, culturais e ambientais. A diretoria do TCMA é formada por: Carlos Alberto Minet (presidente), Marcos Vinycius Zavarize (vice-presidente), Deyvid Freitas dos Santos (secretário) e Breno Feitoza Caliman (tesoureiro).

Sobre o MCC&VB- O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma Instância de Governança sem fins lucrativos que colabora para o desenvolvimento sustentável do turismo nos dez municípios da região associados: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

A entidade é mantida pela iniciativa pública (prefeituras, governo do Estado, através das secretarias de Turismo, no Governo Federal, com o Ministério de Turismo, Embratur e órgãos do Sistema S) e privada, com a contribuição das mensalidades de associados e patrocínios. Foi constituída em 05 de maio de 2006, sob a forma de associação, e tem por objetivo a captação e geração de eventos de alcance regional, nacional e/ou internacional, o desenvolvimento do turismo nas suas diversas modalidades, a defesa e proteção do meio ambiente, do artesanato e do patrimônio cultural artístico, religioso, histórico e do turismo rural da Região Turística Montanhas Capixabas.

A missão do Convention está em consonância com o programa de Regionalização do Ministério do Turismo que visa descentralizar as ações e assim trabalhar os municípios com características similares de forma regionalizada, construindo um destino turístico com planejamento e organização. A atual diretoria conta com Valdeir Nunes (diretor-presidente), Ana Venturim Porto (vice-presidente de Administração e Finanças), Leandro Carnielli (vice-presidente de Relações Institucionais), Cláudio Chieppe (vice-presidente de Sustentabilidade e Inovação), Roberta Aguiar (vice-presidente de Rotas Turísticas, Eventos e Projetos Sociais) e Andreia Rosa (diretora executiva).

Serviço:
8º Polenta Off Road
Dias 24 a 26 de maio
Local: Venda Nova do Imigrante (ES)

*Inscrições até 22/05 em www.polentaoffroad.com
Modalidades: Enduro, Enduro de Regularidade, Bike MTB, Trail Run, Big Trail e 4 x4 UTV

Local de largadas e concentração: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”
*Entrega dos kits: dia 24/05 (sexta-feira) para todas as modalidades
*Instagram: @polentaoffroad @feiradaaventura

Outras notícias

Encontro com guias de turismo para fortalecimento do setor nas Montanhas Capixabas: capacitação, parcerias e perspectivas

Encontro com guias de turismo para fortalecimento do setor nas Montanhas Capixabas: capacitação, parcerias e perspectivas

Acesse
Polenta Off Road 2024: aventura e emoção nas Montanhas Capixabas em Maio

Polenta Off Road 2024: aventura e emoção nas Montanhas Capixabas em Maio

Acesse
Workshop reforça importância da relação entre empreendimentos turísticos com guias e operadoras

Workshop reforça importância da relação entre empreendimentos turísticos com guias e operadoras

Acesse