• Sem categoria

Casa do Turista registra aumento de 10% nos atendimentos em 2022 e destaca diversidade de estrangeiros nas Montanhas

05/12/2022

O levantamento do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau foi divulgado na Assembleia Geral Ordinária, na última sexta-feira (24), que elegeu nova diretoria para o biênio 2023/24

A Casa do Turista registrou um aumento de 10% nos atendimentos em 2022. Um total de 80.069 visitantes passou pelo local, na entrada da Rota do Lagarto, em Pedra Azul (Domingos Martins), em busca de informações sobre o que fazer no Espírito Santo. É o que aponta o levantamento do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, apresentado durante Assembleia Geral Ordinária, na última sexta-feira (24).

Cerca de 40 pessoas, representando o trade turístico dos dez municípios associados, participaram do evento no auditório da Casa do Turista. Na ocasião, a diretoria também prestou contas relativas a 2022, divulgou o planejamento estratégico para este ano e elegeu os conselhos Curador e Fiscal e a diretoria executiva, num total de 23 membros, para o biênio 2023/24 (Confira abaixo). Valdeir Nunes foi eleito diretor-presidente, Ana Venturim Porto (diretora financeira), Sergio Rodrigues Dias Filho (diretor técnico) e Leandro Carnielli, presidente do Conselho Curador.

Os dados relativos ao número de visitantes foram gerados a partir de um contador eletrônico instalado na porta da Casa do Turista. Numa abordagem mais qualitativa, o capixaba continua sendo o turista mais frequente a acessar o espaço, seguido do carioca e do paulista. Porém, a diversidade de estrangeiros chama atenção. No ano passado, visitantes de 11 países registraram presença no livro de assinaturas.

A Casa do Turista foi inaugurada em 2014, próxima à margem da BR-262. O objetivo é melhorar a receptividade ao visitante, com informações turísticas, folheteria sobre a região, internet sem fio e auditório para eventos. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas; e aos finais de semanas e feriados, das 8h às 16h. O espaço é mantido pelos dez municípios associados ao Convention (Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante) em parceria com a Prefeitura de Domingos Martins e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

De acordo com Valdeir Nunes, o local está pronto para dar orientações, independentemente de qual seja o destino do turista no Espírito Santo. “A Casa do Turista é o único ponto de informações que atende diariamente o turista, não somente aquele que vem às Montanhas. Nossa equipe está preparada para dar informações sobre todo o Estado, prestando relevante serviço à Setur”, afirma.

 

Integração

A integração dos dez municípios do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é a razão para a entidade “estar de pé”, aponta o diretor-presidente eleito. “Essa integração é exemplo de governança para todo o Brasil. Somos gratos pela parceria com o Sebrae, a Aderes e o Governo do Estado, por acreditarem na lisura do nosso trabalho e nos dado apoio diferenciado para executarmos projetos de forma conjunta”.

Para 2023, estão previstos ainda a aplicação de um planejamento de marketing para a região das Montanhas Capixabas, o lançamento do novo site www.montanhascapixabas.org.br e a realização da 3ª Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES 2023), de 15 a 18 de junho, em Venda Nova.

Nós da diretoria temos um mandato em conjunto e fomos revezando nos cargos ao longo dos tempos porque temos grande conhecimento das coisas e esperamos continuar com esse trabalho. Destaco também a importância da Andreia Rosa (secretária executiva), hoje à disposição dos dez municípios e uma das maiores conhecedoras de projetos para o serviço público”, finalizou Valdeir Nunes.

 

Diretoria Executiva

Valdeir Nunes dos Santos– diretor-presidente

Ana Venturim Porto – diretora financeira

Sergio Rodrigues Dias Filho – diretor técnico

 

Conselho Fiscal

TITULARES:

Mauricio Magnago, Maria de Fátima Calmon e Arno Wieringa.

 

Conselho Curador

TITULARES:

Representantes Meios de hospedagem – Isabela Roubach Pinho e Paulo Renato Fonseca.

Prestadores de Serviços Turísticos (Agentes de Viagens, Empresas de Transporte, Agências de Turismo Receptivo e/ou Emissivo, Organizadores e Prestadores de Serviços em Feiras e Eventos) – Renata Aparecida Lucas.

Representante do Município de Domingos Martins – Dulciele Stein Suela.

Representante do Município de Marechal Floriano – Jackson Burini.

Representante do Município de Castelo – Giani Márcio de Oliveira Coradini.

Representante do Município de Vargem Alta – Cristiane das Graças Demartini Viana.

Representante do Município de Venda Nova do Imigrante – Lícia Nascimento Caliman.

Representante do Município de Conceição do Castelo – Marcel dos Anjos Oliveira.

Representante do Município de Laranja da Terra – Rodrigo Crauzer.

Representante do Município de Afonso Cláudio – Weberson Pereira Severiano.

Representantes Empreendimentos gastronômicos (Restaurantes, Bares e Similares, Empresas de Entretenimento e Lazer, Empresas de Lazer Noturno) – Roberta Aguilar e Thalles Guimarães.

Representantes Empresas do Setor Comercial e Industrial e Empresas de Comunicação – Leandro Carnielli.

Representante da Agrotur – Associação de produtores de Agroturismo de Venda Nova do Imigrante – Edines José Lorenção.

Afepol – Associação Festa da Polenta – Renato Magnago.

Representante da ATPA – Associação Turística de Pedra Azul e Região – Arno Weiringa.

Aracê – Associação Internacional para a Evolução da Consciência – Mara Denize Pizatto.

Atac – Associação Turística de Afonso Cláudio – Roberto Livre.

Apisbes – Associação dos Produtores de Inhame São Bento Urânia – Jandir Gratieri.

Assocol – Associação dos Produtores de Socol – Alexandre Zanete Cesquim.

Limotur – Associação de Turismo Gruta do Limoeiro – Hilda Pereira Gomes.

Instituto Frei Manoel Simon – Layo Zanete Bonete.

Afemor- Associação Festa do Morango – Lair da Penha Cebim.

Agroturismo e Turismo Rural – Mariana Zandonadi.

Ecoturismo e Turismo de Aventura – Maria Antônia.

Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico e Cultural – Cláudio Chieppe.

Reservas Particulares do Patrimônio Natural – Adriana Denadai.

Outras notícias

RuralturES 2024 será realizada em nova data e local. Confira!

RuralturES 2024 será realizada em nova data e local. Confira!

Acesse
Venha celebrar uma tradição italiana na 22ª Festa do Socol em maio!

Venha celebrar uma tradição italiana na 22ª Festa do Socol em maio!

Acesse
37ª Festa do Tomate: show, premiações e motocross marcam o evento em Alto Caxixe

37ª Festa do Tomate: show, premiações e motocross marcam o evento em Alto Caxixe

Acesse