Montanhas Capixabas: crescimento e conexões redefinem o turismo de experiências
16/12/2024O ano de 2024 foi marcante para as Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB), associação que, desde 2019, é reconhecida como Instância de Governança pelo Governo do Estado do Espírito Santo, com renovação constante até os dias atuais. Atuando como um elo essencial entre o setor público e o privado, a entidade reafirmou sua posição como protagonista no turismo de experiências do estado. Filiada à Unedestinos, tem promovido um trabalho que une inovação, colaboração e o desejo de fortalecer a identidade turística da região.
Um dos grandes destaques de 2024 foi o impacto gerado pelas redes sociais, com duas frentes de atuação: a promoção do destino através do perfil @montanhascapixabasoficial e a divulgação institucional no perfil @mccvb_institucional. O crescimento de 10,6 mil seguidores em um ano é um indicativo claro do interesse crescente pelas belezas e experiências proporcionadas pelos dez municípios que compõem as Montanhas Capixabas (Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante). Esse movimento também foi refletido no número expressivo de 46.876 visitantes registrados na Casa do Turista, em Pedra Azul, até outubro de 2024.
No campo da capacitação e integração, a associação implementou uma iniciativa pioneira com os guias de turismo, realizada em três fases. Workshops com empreendimentos e guias, seguidos de visitas técnicas, foram cruciais para promover uma aproximação entre as pontas do mercado. A estratégia incluiu as Montanhas Capixabas nos roteiros de guias, agências e operadoras, ampliando ainda mais a visibilidade e o alcance do destino.
Outro marco de 2024 foi a press trip, que trouxe 65 influenciadores e jornalistas para vivenciarem as experiências únicas da região. Com um alcance total superior a 4 milhões de seguidores, essa ação reforçou a presença das Montanhas Capixabas no cenário nacional.
O presidente da MCC&VB, Valdeir Nunes, destaca que o ano de 2024 foi de muito crescimento. “A marca Montanhas Capixabas teve uma evolução extraordinária. Um dos grandes motivos foram os eventos realizados e o compromisso que assumimos com o Distrito Turístico de Pindobas, que mostra a valorização dada pelas entidades ao Convention, neste caso o parceiro Sebrae/ES, além da lealdade do Convention com o poder público e a sociedade de maneira em geral, trabalhando sério para alavancar cada vez mais o turismo do Espírito Santo”.
Nova identidade
Para fortalecer ainda mais a imagem da região, foi lançada a nova identidade da marca destino. A ação não apenas posiciona as Montanhas Capixabas como um destino desejável, mas também fomenta o orgulho comunitário. Iniciativas como o concurso cultural, que teve cem inscrições e premiou mais de dez participantes; e a campanha de moradores destacaram a hospitalidade local, um diferencial fundamental do turismo de experiências.
Os eventos também foram destaque em 2024. Do Polenta Off Road e Feira da Aventura, que reuniram mais de 700 competidores de 13 estados, à Exponoivas, com 40 expositores especializados em eventos sociais, o ano esteve repleto de iniciativas de sucesso. Já a RuralturES e a Espírito Madeira, realizadas em setembro e novembro, respectivamente, movimentaram a economia local com resultados expressivos: R$ 5,5 milhões em negócios na Feira de Experiências do Turismo Rural e cerca de R$ 27 milhões na feira de madeira.
Com planos robustos para 2025, incluindo a campanha “Corra para as Montanhas” e a criação de rotas integradas, o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau continua a trilhar um caminho de sucesso. O compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a valorização das experiências locais reafirma sua missão de colocar a região no centro do turismo brasileiro.