• Agroturismo
  • Feiras
  • Turismo

Montanhas Capixabas brilham na 19ª Ruraltur em Campo Grande (MS) e convidam para a 4ª RuralturES

19/12/2023

– Empreendedores se reuniram em estande para divulgar a rica experiência turística da região de 12 a 14 de dezembro

– A presença marcante e a resiliência demonstrada pelos empreendedores reforçam não apenas a importância do turismo nas Montanhas Capixabas, mas também a capacidade de superação e união dessa comunidade em face dos desafios

A 19ª edição da Ruraltur, realizada de 12 a 14 de dezembro na Feira Central em Campo Grande (MS), foi palco da participação notável das Montanhas Capixabas. O evento, cujo tema era “Isto é Mato Grosso do Sul“, contou com a resiliência de um grupo de empreendedores que, mesmo após um vendaval destruir estandes e suspender temporariamente a Feira, na última quarta (13), retomou as atividades no dia seguinte.

A ação de promoção e integração da região Montanhas Capixabas foi liderada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante. Dezesseis participantes, entre empreendedores do turismo rural e agroturismo de Venda Nova, Domingos Martins, Laranja da Terra, Conceição do Castelo e Ibatiba, além de representantes das três entidades e da Expedição Tropeira e da Associação de Produtores de Cafés Especiais das Montanhas do Espírito Santo (Acemes), se uniram para promover a rica experiência turística da região.

No estande de 24 m², os empreendedores capixabas apresentaram experiências únicas, como degustações de cervejas artesanais, mel, cachaças, cafés especiais, socol, além de resgatar tradições tropeiras e dos imigrantes italianos, estas por meio do Polenta Móvel.

Apesar dos desafios enfrentados, o evento foi um sucesso, atraindo mais de 6.000 participantes ao longo dos três dias. O primeiro dia registrou a presença de mais de 1.600 pessoas, explorando uma estrutura de 5.000 m² dividida em várias temáticas para abordar as possibilidades de turismo rural em Mato Grosso do Sul e outros Estados. O espaço proporcionou oportunidades de networking e negócios, além de atrações para toda a família.

Mais de 200 expositores de diversos segmentos participaram da Feira, incluindo os vinculados a programas como “Sebrae Delas” e “Pró Pantanal”, com o selo Made in Pantanal do Sebrae, representando estados como Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

A participação das Montanhas Capixabas na Ruraltur incluiu eventos paralelos, como a cavalgada de 2,5 km promovida pelo Clube do Laço Comprido (CLC), na terça-feira (12), com a presença de quatro tropeiros da Expedição Tropeira e do superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo. Além disso, o grupo visitou a Vivência Recanto da Elô, no município vizinho de Jaraguari, proporcionando aos empreendedores uma imersão nas atrações naturais e gastronômicas locais.

O casal Sérgio Pinto e Ihana Fernandes, de Campo Grande, ficou maravilhado com os atrativos das Montanhas Capixabas. “Viajamos bastante e conhecemos bem o Brasil, inclusive o Espírito Santo, e agora colocamos em plano visitar a região Serrana”, disse.

 

Resiliência

O vendaval que atingiu a Feira na quarta-feira não desanimou o grupo, que retomou as atividades no dia seguinte. Participantes expressaram sua satisfação e superação diante dos desafios, ressaltando a compreensão dos empresários e o apoio fundamental do Sebrae.

Destacando a importância da participação, Andréia Rosa, executiva de projetos do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, afirmou: “Estamos aqui para participar, contribuir e divulgar as Montanhas Capixabas, colocando o destino turístico no cenário nacional”.

Loruama Vardiero, representando a Acemes, responsável pela Indicação Geográfica Cafés das Montanhas do Espírito Santo, enfatizou: “Representamos nossos cafés, nosso terroir, com doçura, acidez equilibrada e notas sensoriais únicas”.

Leandro Carnielli, presidente do Conselho Curador do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e da Associação dos Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante (Assocol), destacou o espírito guerreiro do grupo: “Nós somos guerreiros e não podemos desanimar, o trabalho é esse. Foi mal abrir a Feira no último dia e as vendas voltaram à toda”.

Arno Wieringa, do Apiário Florin (Domingos Martins), compartilhou sua experiência: “Foi um susto, mas graças a Deus conseguimos recuperar. Parabéns para nós do Espírito Santo que conseguimos nos reerguer e recuperar 99% dos produtos”.

Patrícia Cangussu, gerente regional do Sebrae/ES de Venda Nova do Imigrante, expressou surpresa positiva: “Foi uma grande surpresa ver a Feira linda, com público maravilhoso. Vamos voltar com muito aprendizado para replicar no nosso Estado”.

Albertina Zandonade Carnielli compartilhou seu sentimento após a visita ao Bioparque Pantanal: “O susto passou e depois que fui no maior aquário de água doce do mundo fiquei renovada, abastecida, pronta para o último dia da Ruraltur”.

Daniela Gurgel (Da Terra Produtos Caseiros), de Laranja da Terra, e campeã estadual do Prêmio Mulher Sebrae de Negócios 2023 na categoria Produtora Rural, enfatizou a superação: “Corremos atrás do prejuízo do segundo dia, todos ficamos bem, não teve ninguém machucado. A Ruraltur foi sucesso!”

Vice-prefeito de Venda Nova, Tarcísio Bottacin, destacou a energia do povo após os desafios: “Depois de tudo o que aconteceu, impressionante como esse povo tem tanta energia. O espaço foi todo recomposto, todo mundo animado novamente e tenho certeza que fechamos a Feira com chave de ouro”.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Venda Nova, Marco Grillo, agradeceu o apoio fundamental do Sebrae/MS: “Destacar o apoio do superintendente do Sebrae de Mato Grosso do Sul, Cláudio Mendonça, que colocou a equipe inteira para ajudar todos os estandes depois do temporal. Fomos muito bem acolhidos”.

Mendonça, por sua vez, ressaltou a importância de enfrentar adversidades no meio rural: “Quem está no meio rural tem que conviver muito mais com as adversidades do clima. A vida do empreendedor é essa: enfrentar os problemas do dia a dia e saber a forma de sair bem lá na frente”.

Os participantes da ação de promoção das Montanhas Capixabas na Ruraltur, em Campo Grande (MS), aproveitaram também para divulgar a 4ª edição da Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES), marcada para os dias 25, 26, 27 e 28 de abril de 2024, em Venda Nova do Imigrante (ES).

Corra para as Montanhas Capixabas!

A região Serrana do Espírito Santo é marcada pela diversidade. Um lugar onde prevalecem tradições e costumes de imigrantes italianos, pomeranos, alemães e portugueses, e pequenas propriedades rurais que recebem turistas interessados em produtos como queijos, geleias, iogurtes, antepastos, socol entre outros da agroindústria familiar, além de restaurantes e cafeterias.

As Montanhas Capixabas também são o destino certo para quem procura diversão, lazer e aventura. São muitas cervejarias artesanais com música ao vivo, restaurantes e cafeterias, festas o ano inteiro, além de trilhas de motociclismo, mountain bike, quadriciclo e trekking, circuitos de arvorismo, tirolesa e rampas de voo livre. Sem contar as dezenas de cachoeiras, casarios antigos, lagos e outros cenários como a Pedra Azul, um dos mais procurados no inverno.

*Instagram: Siga @montanhascapixabasoficial 

O Convention- O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma entidade com sede no município de Domingos Martins, sem fins lucrativos, criada para promover desenvolvimento sustentável no turismo da região de montanhas do Espírito Santo. Atualmente, o trade regional é representado por 380 empreendimentos em dez municípios (Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante).

Fundado em 2006, a partir de uma aliança da iniciativa privada com o poder público, o Montanhas Capixabas teve o apoio de grandes parceiros como o Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Federação Brasileira de Conventions & Bureau, Governo do Estado do Espírito Santo e Sebrae-ES.

Nossa missão é desenvolver o turismo sustentável, adotando ações que promovam seu arranjo turístico em nível estadual, nacional e internacional, que gerem oportunidades de negócios para seus mantenedores e associados e fomentem o desenvolvimento de toda a região.

A atual diretoria conta com Valdeir Nunes (diretor-presidente)Ana Venturim Porto (diretora financeira), Sergio Rodrigues Dias Filho (diretor técnico) Leandro Carnielli (presidente do Conselho Curador). 

Outras notícias

Montanhas Capixabas: turismo e negócios na Feira Espírito Madeira-Design de Origem 2024 em Novembro

Montanhas Capixabas: turismo e negócios na Feira Espírito Madeira-Design de Origem 2024 em Novembro

Acesse
Fazenda Pindobas será novo marco para o turismo de experiências na RuralturES 2024

Fazenda Pindobas será novo marco para o turismo de experiências na RuralturES 2024

Acesse
36ª Festa de Emancipação de Venda Nova garante 3 dias com shows imperdíveis e solidariedade

36ª Festa de Emancipação de Venda Nova garante 3 dias com shows imperdíveis e solidariedade

Acesse