• Sem categoria

Feira ‘Espírito Madeira- Design de Origem’ abre suas portas em Venda Nova do Imigrante (ES)

15/09/2023

Evento começa nesta quinta-feira (14) e segue até sábado (16), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, com entrada gratuita

Prepare-se para mergulhar em um mundo de conhecimento, criatividade e cultura da madeira na “Espírito Madeira – Design de Origem 2023”, que começa nesta quinta-feira (14) e segue até sábado (16), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES). Com entrada gratuita, a Feira promete uma experiência única para todos os visitantes.

Um evento que promete cativar quem busca se aprofundar na essência da madeira e na riqueza de sua expressão criativa. A expectativa é receber cerca de 3.000 visitantes por dia, que terão acesso a mais de 160 estandes com expositores, sendo ao menos 80 empresas que compõem a cadeia produtiva e outros de empreendedores selecionados pela Aderes e Sebrae/ES.

Idealizada por Antônio Nicola Brazolino e Paula Maciel, a “Espírito Madeira” é realizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização da Prefeitura de Venda Nova. Além disso, conta com apoio do Crea/ES, Complexo Agroindustrial Pindobas, ART Móveis Marcenaria, Marcenaria Falqueto, Artesanato Caliman, Mario Máquinas e Governo do Estado e patrocínio da Placas do Brasil, Sicoob, Crea/ES e Findes/Sesi/Senai e acessibilidade em Libras Klumie.

O objetivo é conectar toda a cadeia produtiva, desde o produtor florestal até o design, envolvendo diversos profissionais do setor, como arquitetos, designers, engenheiros e empresários, além de atrair grandes stakeholders do mercado e empresas de outros Estados. Com 44 especialistas confirmados, o evento será um caldeirão de conhecimento e inovação e já é considerado o maior do setor produtivo de madeira do Brasil.

A “Espírito Madeira” engloba diversos nichos do empreendedorismo capixaba. O setor madeireiro e moveleiro abrange desde o cercamento de áreas rurais até a produção de estacas para o cultivo de pimenta-do-reino, além de ter aplicações na construção civil, acabamento de obras, embalagens, estofados, colchões e caixões.

A programação completa da Feira pode ser acessada no site www.espiritomadeira.com.br. Neste link, também é possível conhecer o time de conteudistas no comando dos painéis e oficinas nos três dias de programação, assim como o credenciamento antecipado para evitar filas na entrada do evento. O horário de funcionamento da Feira será das 13h às 22 horas.

Celebração da madeira e parcerias

Um dos idealizadores da Feira, o empresário de marcenaria de alto padrão e presidente da Câmara Setorial Moveleira (Sindmadeira/Sindmol e Sindmóveis), Antônio Nicola Brazolino, destaca a grandiosidade da “Espírito Madeira”. “A Feira tem o propósito de despertar a importância da questão florestal até o alto design. Nossos grandes parceiros e apoiadores geram credibilidade ao evento, que promete ser sucesso”.

A escolha de Venda Nova como sede da Feira justifica-se pela acolhida do município, que representa uma das maiores regiões de reflorestamento comercial do Estado- 12,4% da área total do município- e com atividades madeireiras bastante ativas no Sul do Espírito Santo. “Além da cobertura nativa da Mata Atlântica, nossa região é propícia para floresta comercial, e a Feira é importante para o público conhecer essas técnicas de plantio. Eucalipto e pinus ajudam a preservar mananciais e geram riquezas para a região”, afirma Valdeir Nunes, diretor-presidente do Convention Bureau.

Para o prefeito de Venda Nova, Paulinho Mineti, a Feira se alinha com a vocação do município para eventos de sucesso e parcerias significativas. “Venda Nova tem referência em eventos, e a Espírito Madeira será mais uma feira de sucesso e parceria. Um evento que vai extrapolar os limites do município e, com certeza, veio para ficar no calendário anual de Venda Nova”.

A diretora executiva e idealizadora da “Espírito Madeira”, Paula Maciel, ressalta que o evento celebra a cadeia de madeira e móveis, valorizando a alma da madeira e o aconchego que ela traz, remetendo às recordações da infância e tradições familiares. “O evento passará por todos os segmentos industriais e comerciais da madeira e resgata o que é a alma da madeira, o aconchego que ela traz, aquelas recordações de infância da casa da avó onde tinha aquele grande móvel da sala, trazendo isso para o nosso dia a dia”.

“A Feira Espírito Madeira é uma oportunidade incrível para celebrar a riqueza da nossa herança em madeira e destacar o talento dos nossos artesãos locais. A troca de experiências entre os diversos agentes da cadeia produtiva também abrirá novas oportunidades de parcerias e negócios”, declara Domingos Depollo, sócio-fundador da Serpa Marcenaria, empresa com mais de quatro décadas de tradição na Grande Vitória e líder no mercado de móveis personalizados de alta qualidade.

A Espírito Madeira 2023 chega num momento muito oportuno para que os interessados por assuntos ligados ao setor florestal em suas mais diversas ramificações possam interagir com profissionais das mais diversas áreas e empresas expositoras, conhecer sistemas de produção, industrialização, mercado, máquinas e equipamentos, tecnologias disponíveis e mais uma infinidade de informações, produtos e recursos disponíveis que agregam para o conhecimento, facilitando as tomadas de decisões, desenvolvimento e crescimento dessa atividade tão relevante e de tão grande importância ambiental, social e econômica”, afirma Almir Amed Deud, profissional com vasta experiência em gerenciamento de plantios florestais, manejo para usos múltiplos e industrialização PMVA e comercialização.

Destaques do evento:

Olimpíadas da Madeira- A competição vai destacar a habilidade, a força e a técnica de quem trabalha com grupiões e machados, ferramentas tradicionais no corte de toras de madeira, combinando técnicas antigas com o espírito esportivo moderno. Está prevista para esta quinta-feira (14), às 18 horas, sexta (15), às 18h30, e sábado (16), às 19h30. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site oficial do evento. Haverá premiação para os primeiros colocados.

Exposição de ferramentas antigas

Rodadas de Negócios- A 4ª Rodada de Crédito da Findes acontecerá sexta (15), a partir das 16h30. O encontro tem o intuito de aproximar micro, pequenos e médios empresários das instituições financeiras da região, para que conheçam as linhas de crédito adequadas à realidade de seus negócios. Instituições financeiras confirmadas: BNDES, Bandes, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banestes, Sicoob e Sicredi. Empresas âncoras participantes: Ipê Construções e Serviços Ltda, Vaz Desenvolvimento Imobiliário, Minete Pedras Ornamentais, Zez Comércio De Pedras Ltda e Imetame Granitos.

44 especialistas- A Feira será um caldeirão de conhecimento e inovação, abrangendo uma variedade de campos profissionais e experiências enriquecedoras. Os conteudistas convidados são uma mistura de talentos que abraçam a madeira como um fio condutor, mas que também se estendem a outras esferas do empreendedorismo, gestão, tecnologia, educação e muito mais. Cada um deles traz consigo um conjunto único de habilidades e conhecimentos, tornando a “Espírito Madeira” uma experiência imperdível.

Missões técnicas- Oportunidade de conhecer um centro referência em desenvolvimento sustentável e uma serraria de alto padrão. Na programação extra, confira os dias e horários das missões técnicas “Guaçu Virá e Plantio Brasil” (plantio de mudas nativas) e “Águia Equipamentos e Donna Madeiras (Vargem Alta)”. Além disso, sábado (16), às 19h, acontecerá a reunião do Fórum Capixaba de Agroflorestas e Madeira.

Oficinas Sesi e Senai- Continuam abertas as inscrições para as oficinas de produção de socol, medalhão suíno ao molho de alho e polenta das Montanhas Capixabas a serem oferecidas nas unidades móveis do Sesi e do Senai – Cozinha Brasil e Frigorífica. Inscrições com vagas limitadas: https://forms.office.com/r/pdx1UxVWSJ.

Exposição “Design + Arquitetura”- O espaço único celebra a madeira como um material vivo, inspirador e versátil, capaz de unir o passado e o futuro, a natureza e a inovação, a tradição e a criação. Com a participação de 18 talentosos criadores, proporciona um ambiente único para explorar a interseção entre o trabalho manual, artístico e artesanal com processos industriais.

Caravana para a Feira

*A Prefeitura de Cariacica oferecerá um serviço de transporte para os moradores da Grande Vitória, disponibilizando ônibus diários que partirão às 13h em frente à sede da Prefeitura. O retorno está programado para as 19h. As inscrições podem ser feitas no link https://acesse.one/txF7W. Para cada empresa convidada, será destinada 01 (uma) vaga para participação no evento, incluído o transporte e o ingresso. Alimentação e demais despesas no local serão de responsabilidade exclusiva dos participantes. Tolerância máxima de 10 (dez) minutos de atraso para saída. Havendo desistência, solicita-se comunicar à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, de modo que a Prefeitura ofereça a vaga para demais interessados.

Testemunhos dos parceiros da “Espírito Madeira”:

– Luiz Toniato (diretor técnico do Sebrae)- “O Sebrae apoia a Feira Espírito Madeira na perspectiva que se torne um marco para o setor da madeira e mobiliário, proporcionando oportunidades de crescimento, inovação, capacitação e conexões comerciais, com o objetivo de fortalecer toda a cadeia produtiva e impulsionar o desenvolvimento sustentável desse importante setor.

Através da Feira Espírito Madeira, o setor poderá desenvolver um novo olhar mais orientado a mercado. A Feira será uma plataforma para capacitação, fomento de novos negócios e troca de informações essenciais para a abertura de novos mercados. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as mais recentes tendências de mercado do setor.

A Feira tem o potencial de beneficiar os diversos segmentos da indústria madeireira, através de seus diversos fornecedores, fazendo conexões e estimulando o compartilhamento de boas práticas e bons processos produtivos, assim como o desenvolvimento de produtos mais alinhados às demandas do mercado atual.

Para além disso, a Feira Espírito Madeira impacta positivamente o turismo regional ao atrair visitantes interessados no setor da madeira e móveis”.

– Enio Bergoli (secretário de Estado da Agricultura)- O setor florestal e a madeira são estratégicos para vários outros segmentos aqui no Espírito Santo. Precisamos cada vez mais de madeira renovável, seja para celulose (o ES é um grande exportador), seja para movelaria (temos polo no Estado), para serrarias, acomodação de cargas e até mesmo para a energia. Segundo dados do Cedagro, temos um déficit de 17 mil hectares de plantio de madeira só para combustível dos secadores de café. Portanto, um evento como este é fundamental para discutir a ciência, a tecnologia e a socialização deste conhecimento junto aos empreendedores capixabas, tendo em vista as oportunidades que temos aqui para o setor de madeira”.

– Luciano Pingo (prefeito de Ibatiba e presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo- Amunes), parceira do Espírito Madeira, destacou, além do ineditismo de realizar pela primeira vez no Espírito Santo um evento que reúne o universo da cadeira produtiva da madeira, oferecendo atualizações e capacitações, a visibilidade que o encontro vai proporcionar aos municípios capixabas. “As oportunidades de geração de negócios e networking que vão acontecer durante a Espírito Madeira somam-se às oportunidades de impulsionar a economia e o turismo do Espírito Santo. Venda Nova do Imigrante e as cidades da região estão se preparando para receber os participantes e os turistas e mostrar todas as potencialidades e atrativos dos municípios capixabas”.

– Letícia Toniato (superintendente do Senar/ES)- “Este evento é uma oportunidade para a troca de conhecimentos, experiências e inovações na área florestal, entre o campo e a indústria. A Feira estimula a conexão entre os atores do setor, favorecendo parcerias e promovendo um ambiente propício para a realização de negócios, especialmente frente às adversidades do setor em nosso Estado como o desabastecimento de matéria-prima. O Senar possui uma plataforma EaD onde oferece treinamentos sobre boas práticas de cultivo, manejo florestal responsável e técnicas de processamento que resultam em produtos de qualidade”.

– Marcus Kneip Navarro, diretor de Negócios do Bandes- “O Bandes tem buscado criar alternativas de investimentos para atender à demanda referente à produção e à sustentabilidade do agronegócio. Os processos envolvidos nas cadeias produtivas podem ser apoiados pelo Bandes em diversos segmentos, desde a implantação de novas tecnologias, técnicas de produção industrial e de gestão de recursos, por exemplo“.

– Segundo o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Monteiro, é importante que o Idaf participe da “Espírito Madeira” para informar e tirar dúvidas dos produtores sobre o cadastro de plantio de árvores e florestas nativas com finalidade de exploração comercial. “Criado recentemente pelo Idaf, esse cadastro tem como objetivo desburocratizar a exploração florestal de espécies nativas plantadas com fins comerciais, mantendo o controle de origem desse material e garantindo a preservação dos remanescentes florestais nativos”, disse.

Ainda de acordo com Monteiro, as autorizações para exploração florestal também serão emitidas mais rapidamente, tendo em vista que o Idaf já terá acesso às informações dos plantios. “Além da otimização do tempo, o nosso objetivo é incentivar o cultivo de forma correta, para impulsionar a economia capixaba e evitar o desmatamento irregular no Estado”, enfatiza.

– Cris Samorini (presidente da Findes)- “A primeira edição da ‘Espírito Madeira 2023’ vai agregar muito ao desenvolvimento da agroindústria florestal no Estado. A madeira é a principal matéria-prima das indústrias de celulose e papel e do setor moveleiro. Hoje já temos grandes empresas que trabalham com esses segmentos aqui no ES e que podem ser abastecidas pela produção capixaba, além dos micros, pequenos e médios negócios. O evento é uma grande oportunidade de mostrar o potencial do setor e de fortalecermos cada vez mais a cadeia produtiva e de fornecedores do Estado”.

Quem são?

MONTANHAS CAPIXABAS CONVENTION & VISITORS BUREAU

É uma entidade com sede no município de Domingos Martins, sem fins lucrativos, criada para promover desenvolvimento sustentável no turismo da região de montanhas do Espírito Santo. Atualmente, o trade regional é representado por 380 empreendimentos em dez municípios (Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante).

Fundado em 2006, a partir de uma aliança da iniciativa privada com o poder público, o Montanhas Capixabas teve o apoio de grandes parceiros como o Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Federação Brasileira de Conventions & Bureau, Governo do Estado do Espírito Santo e Sebrae-ES.

A missão é desenvolver o turismo sustentável, adotando ações que promovam seu arranjo turístico em nível estadual, nacional e internacional, que gerem oportunidades de negócios para seus mantenedores e associados e fomentem o desenvolvimento de toda a região.

A atual diretoria conta com Valdeir Nunes (diretor-presidente), Ana Venturim Porto (diretora financeira), Sergio Rodrigues Dias Filho (diretor técnico) e Leandro Carnielli (presidente do Conselho Curador). Saiba mais em www.montanhascapixabas.org.br.

PLACAS DO BRASIL S.A.

Empresa brasileira genuinamente capixaba, especialista na produção e comercialização de painéis de MDF de alta qualidade, oriundos de florestas de eucalipto 100% renováveis. Localizados no município de Pinheiros, Norte do Espírito Santo, ocupa uma área total de 665 mil m², com cerca de 200 mil m² de área construída. Com uma estrutura contemporânea e equipamentos de última geração, a capacidade de produção é de 30 mil m³/mês de painéis de MDF naturais e 12 mil m³/mês de painéis de MDF revestidos. Saiba mais em: https://placasdobrasil.com.br/.

SERVIÇO:

Espírito Madeira- Design de Origem 2023”

Dias 14, 15 e 16 de setembro

Local: “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES)

*Credenciamento gratuito e programação atualizada: https://espiritomadeira.com.br/

*Entrada gratuita

Outras notícias

RuralturES 2024 será realizada em nova data e local. Confira!

RuralturES 2024 será realizada em nova data e local. Confira!

Acesse
Venha celebrar uma tradição italiana na 22ª Festa do Socol em maio!

Venha celebrar uma tradição italiana na 22ª Festa do Socol em maio!

Acesse
37ª Festa do Tomate: show, premiações e motocross marcam o evento em Alto Caxixe

37ª Festa do Tomate: show, premiações e motocross marcam o evento em Alto Caxixe

Acesse