Fábrica de Berrantes ,tradição Familiar a 50 anos.

Segunda à Domingo 08h às 17h.

Em Afonso Cláudio,  estão cerca de 3.000 objetos que fizeram parte das Grandes Guerras Mundiais. Entre os itens exibidos no museu em cenários que recriam situações da guerra estão uniformes, armamento, fardas, quepes, munições, jornais, revistas, selos. Há ainda dezenas de documentários e centenas de fotos de época, além de várias réplicas.

Bomba de gasolina da empresa Texaco dos anos 1920, preservada até os dias atuais.

 

Local de residência do primeiro colonizador do distrito e abrigo para os colonizadores. Hoje, a gruta guarda a estátua de Nossa Senhora de Lourdes, protegida dentro de um abrigo de madeira, a ao seu lado aparece uma placa com os dizeres “Aqui descansavam os heróicos fundadores de Santa Maria”. A gruta tem altura média de 1,70m e profundidade máxima de 2m.

 

 

O local foi o primeiro prédio do Espírito Santo destinado ao ensino público, na vila de Araguaia. Funcionando desde 1995, o local possui atualmente um rico acervo de peças antigas que compõem o seu museu, como forma da preservação da cultural local. São fotos, documentos, mobiliários, utensílios e outros objetos em exposição. Oportunidade do turista conhecer um pouco da vida e do passado daqueles que ali viveram.

 

 

Distrito de Limoeiro

O Centro de Visitantes é destaque na região das Montanhas Capixabas e foi construído para atender aos turistas e a comunidade local. Possui uma excelente infraestrutura de recepção, auditório, sala de exposição, sanitários e loja do agroturismo. Nela é possível encontrar, além do belíssimo artesanato, doces, biscoitos, embutidos e variadas delicias da culinária regional.

Além de contemplar a beleza natural, é possível aprender sobre a historia e a  cultura local. Excelente atrativo para a prática do turismo pedagógico, pois a visita é orientada por condutores devidamente capacitados e que oferecem a todos um atendimento especial.

Obrigatório uso de calçado fechado durante a visitação

Distância da sede: 15km

Horário de funcionamento: Terça-feira à Domingo – 09:00h às 16:00h

Informações e agendamento: 28 99986 1542 

É o marco histórico da presença do primeiro grupo de imigrantes na região das montanhas de Domingos Martins. No início era apenas uma vila e um cemitério inaugurado em 1937. Atualmente duas cruzes foram construídas em homenagem às 39 primeiras famílias que se instalaram na região, vindas da Prússia Renana em 1947. Possui também um monumento aos colonos na praça central da cidade

Localizado na entrada no distrito de Biriricas, no km 34 da BR-262.

 

 

Localizada no Centro de Domingos Martins, a praça com muitas flores é um charme só.

Possui um grande termômetro ótimo para fotos, e marca temperatura sempre baixa, nos dias mais frios. Na praça também você encontra: o Monumento ao colono Imigrante, um relógio de sol, e a igreja Evangélica de Confissão Luterana.

Há também lago com peixes e a miniatura de um quitungo (usado para a fabricação de farinha artesanal).

O pórtico de Domingos Martins foi inaugurado em 1992 e desde então se tornou símbolo da cidade. Desenhado no estilo Enxaimel, possui letreiros de boas vindas em letras góticas, em referência à cultura alemã, que permeia toda a vida da cidade desde o século passado.

Ao lado do portal há uma roda d’água com peixes. É um local perfeito para quem deseja levar uma lembrança fotográfica do município e evidenciar a cultura alemã presente até nas construções da cidade.

Localização: Fica no km 40 da BR-262.

Distrito de Matilde

Distância da Sede: 18km
Como chegar: BR 101 ou BR 262, seguindo a ES 146 nos dois sentidos, todas pavimentadas.
Entrada: Gratuita
Funcionamento: Quarta à domingo, 09h às 17h

Serviços próximos: Pousadas, restaurantes, café, mercearia, posto de combustível, indústria caseira de doces e massas, artesanato

A Casa Rosa tem um dos maiores acervos italianos do Espírito Santo. Foi construído no século XIX e pertencia a Ezequiel Ronchi. Sua estrutura, atualmente, é restaurada com mobílias, utensílios e vestimentas originais da época em todos os cômodos da casa.

Necessário o agendamento para visitação através do telefone (27) 99870-6460.

O Centro Cultural Ezequiel Ronchi é realmente um grande aglomerado de objetos que foram doados pela comunidade. São mais de 500 peças que remontam peças de uma casa, sala de aula, tudo nos mais ricos detalhes. Nele contem ferramentas, livros, documentos, fotos, mobiliários, vestuários e outros objetos dos mais diversos, sendo que muitos deles vieram da Europa. Um museu sobre a imigração italiana e alemã da região.

Acesso gratuito. Todos os dias, de 08h às 11h e de 12h às 17h.

O Memorial é uma obra de fé, espiritualidade, generosidade e da gratidão popular em homenagem ao Frei Alaor dos Santos. Personalidade inseparável da História desta Cidade e da vida de milhares de pessoas por este Brasil afora.

Frei Alaor, o primeiro pároco a presidir a paróquia de Conceição do Castelo, onde atuou por 17 anos. Vários milagres são atribuídos ao Frei no decorrer da sua história de vida.

Atendimento ao público:
Está aberto a visitação todos os dias

Museu da Imigração, a antiga estação ferroviária que também já foi chamada de Casa Cultural Clara Luíza Hulle Pereira.
Atualmente o acervo do museu conta com peças datadas desde o século XIII. A peça mais antiga, um jarro de bronze que faz parte de um conjunto de chá que foi trazido por uma família alemã, faz parte das aproximadas oitenta peças que estão expostas aos visitantes. Os objetos contam parte da história da imigração alemã e italiana que influenciaram diretamente a cultura do município.
O museu também possui uma parte sacra, que contém peças do século XIX e XX. O espaço comporta as peças que pertenceram a primeira igreja do município.

Aberto todos os dias, de 08h às 11h e de 12h às 17h

Erguido em 1845 pelo major Antônio Machado Vieira da Cunha , como sede da fazenda, chegou a ter aproximadamente 600 escravos que produziam café, arroz e outros gêneros agrícolas. Ponto de encontro, local de festas e reuniões, no início do século XX, foi adquirido pela Ordem dos Agostinianos Recoletos, cujo mentor era o frei Manuel Simon.

Atualmente o Casarão da Fazenda do Centro, que faz parte do Conjunto Arquitetônico tombado pelo Conselho Estadual de Cultura no ano de 1984. Hoje restaurado, é  administrado pelo Instituto Frei Manuel Simon.

A Casa da Cultura e Museu Histórico  conta com um acervo de fotografias, documentos, objetos e móveis que pertenceram aos imigrantes e descendentes de alemães, pomeranos e italianos que colonizaram o município. Além do museu, o espaço oferece sempre exposições de temas variados e atua como ponto de informações turísticas.

Terça a sexta-feira: 8h às 12h – 13h às 17h | Sábados, domingos e feriados: 10h às 16h

Tel.: (27) 3268-2550

E-mail:

OBS: Quando é excursão ou escolas precisam de agendamento