• Feiras

Espírito Madeira: Exposição ‘Design + Arquitetura’ revela o encanto da madeira como material de inspiração

08/09/2023

A Exposição “Design + Arquitetura” será um dos destaques imperdíveis da “Espírito Madeira – Design de Origem”, Feira que acontecerá de 14 a 16 de setembro, em Venda Nova do Imigrante (ES). O espaço único celebra a madeira como um material vivo, inspirador e versátil, capaz de unir o passado e o futuro, a natureza e a inovação, a tradição e a criação.

Com a participação de 18 talentosos criadores, o espaço proporciona um ambiente único para explorar a interseção entre o trabalho manual, artístico e artesanal com processos industriais. A exposição foi planejada em cocriação pela designer e curadora Jacqueline Chiabay e pela arquiteta e produtora cultural Angela Gomes, com apoio dos idealizadores da Feira, o visionário empresário Antônio Nicola e Paula Maciel.

Aqui, o design e a arquitetura que reverenciam a madeira, a arte e o artesanato harmonizam-se com o universo natural, transcendendo a mera funcionalidade. Eles incorporam a poesia da criação e a essência de quem os molda, estabelecendo uma conexão profunda entre a humanidade, a cultura e a própria natureza”, destaca Angela, uma das curadoras.

Destacando o valor do artesanato e da arte na decoração de interiores

A exposição também destaca a importância do artesanato e da arte na decoração de interiores, ressaltando como esses elementos agregam valor e competitividade ao mercado comercial. Cada vez mais, a decoração de interiores busca incorporar a humanização e a identidade nos espaços, sejam eles residenciais, comerciais ou corporativos.

“O artesanato representa a tradição cultural e a história de uma sociedade, preservando técnicas antigas e conhecimentos passados de geração em geração, valorizando o trabalho manual, o cuidado com os detalhes e a conexão emocional entre o criador e o objeto, criando laços especiais entre as pessoas e os produtos”, ressalta a designer e curadora Jacqueline Chiabay.

Destaques da Exposição “Design + Arquitetura”

– Celma Martins (Guarapari): Utiliza madeira de naufrágio e descarte de estaleiros em montagens manuais, em colaboração com Renato Imbroisi e Jacqueline Chiabay.

– Romario Stones (Cachoeiro de Itapemirim): Trabalha com rochas ornamentais usando métodos manuais e maquinário industrial, com cocriação de Jacqueline Chiabay.

– Valdete Reis (Rio Novo do Sul): Transforma palha de café triturada em revestimento de MDF, em colaboração com Jacqueline Chiabay.

– Assis Marcenaria (Diogo Carlos Assis, Vila Velha): Produz marcenaria artesanal com peças feitas com renda de bilro em homenagem às rendeiras da Barra do Jucu do Coletivo Barra de Renda, em cocriação com Jacqueline Chiabay.

– Gina Abreu (Vitória): Cria cerâmica artesanal artística e representa a Cerames – Associação de Ceramistas do ES.

– Gabriel Santiago (Vitória):
 Realiza marchetaria artística em folha de madeira.

Designers, arquitetos e criativos em destaque

Além disso, a exposição “Design + Arquitetura” apresenta uma seleção de designers, arquitetos e criativos que exploram a madeira e outros materiais em suas criações. O design e a arquitetura buscam associar funcionalidade e estética em seus projetos, que não apenas atendam às necessidades práticas, mas também inspirem emoções e vivências positivas.

O design contemporâneo e sustentável explora novos materiais e tecnologias para criar soluções inovadoras que melhoram a qualidade de vida e resolvem problemas complexos, considerando o impacto ambiental, a eficiência energética e a harmonia com o entorno, criando espaços e objetos que coexistem de forma equilibrada com a natureza. Confira:

– Angela Gomes (Studio Daus – Design, Arquitetura, Urbanismo Sustentáveis): Arquiteta urbanista com mestrado em Artes e doutorado em Geografia, Angela Gomes é diretora de criação do Studio Daus e consultora em arquitetura e design do Sebrae/ES.

– Jacqueline Chiabay (Couros e Tramas, Arte Pura Design): À frente da Couros e Tramas, Jacqueline reutiliza retalhos de couro da indústria da moda. Também atua na Arte Pura Design, empresa de consultoria em design.

– Ludson Zampirolli (CF Rochas): Formado em Design, Ludson coordena projetos de renomados arquitetos e designers de interiores na CF Rochas.

– Rubens Szpilman: Artista plástico e designer conhecido por seus objetos em resina de poliéster e trabalhos sustentáveis.

– Natalia Scarpati: Arquiteta e designer de móveis autorais, com experiência internacional em Barcelona.

– Isabela Castello: Designer de produto em marcenaria, cria esculturas que combinam a força da madeira com a geometria das formas.

– Antônio Nicola (Nicola Marcenaria): A Nicola Marcenaria une técnica, sensibilidade e curiosidade na criação de projetos personalizados.

– Vívian Chiabay: Artista e designer de objetos em recorte a laser, madeira e outros materiais.

– Clovis Aquino: Aquarelista, arquiteto e artista plástico com experiência internacional.

– Jocimar Nalesso: Artista com graduação em Pedagogia e Artes Plásticas, dedica-se a investigar espaços vazios e memórias em suas obras.

– Amanda Lobos (@maisdeumlobo):
 Ilustradora e designer freelancer premiada e reconhecida internacionalmente.

A Feira

A “Espírito Madeira – Design de Origem 2023” vai reunir conhecimento, criatividade e cultura da madeira. Um evento que promete cativar a todos que buscam se aprofundar na essência da madeira e na riqueza de sua expressão criativa. A expectativa é receber cerca de 3.000 visitantes por dia, que terão acesso mais de 80 estandes com expositores.

A organização está a cargo do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização da Câmara Setorial Moveleira (Findes). Além disso, conta com o apoio da Prefeitura de Venda Nova, Aderes, Amunes, Sebrae/ES, Sistema Faes/Senar/Sindicatos, Ufes (Departamento de Ciências Florestais e da Madeira) e tem o patrocínio da Placas do Brasil.

O objetivo da “Espírito Madeira” é conectar toda a cadeia produtiva, desde o produtor florestal até o design, envolvendo diversos profissionais do setor, como arquitetos, designers, engenheiros e empresários, além de atrair grandes stakeholders do mercado e empresas de outros Estados.

Com 44 especialistas confirmados, o evento será um caldeirão de conhecimento e inovação e já é considerado o maior do setor produtivo de madeira do Brasil.

Serviço:
“Espírito Madeira- Design de Origem 2023”

Data: 14 a 16 de setembro
Local: “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES)
Programação geral e credenciamento: https://espiritomadeira.com.br/
*Instagram: @espiritomadeiraoficial

Outras notícias

RuralturES 2024 será realizada em nova data e local. Confira!

RuralturES 2024 será realizada em nova data e local. Confira!

Acesse
Venha celebrar uma tradição italiana na 22ª Festa do Socol em maio!

Venha celebrar uma tradição italiana na 22ª Festa do Socol em maio!

Acesse
37ª Festa do Tomate: show, premiações e motocross marcam o evento em Alto Caxixe

37ª Festa do Tomate: show, premiações e motocross marcam o evento em Alto Caxixe

Acesse