• Sem categoria

‘Espírito Madeira- Design de Origem 2023’ vai receber 44 especialistas em Venda Nova do Imigrante (ES)

05/09/2023

Na Feira, de 14 a 16 de setembro, conexão de profissões e expertise vai proporcionar experiência enriquecedora ao público

A “Espírito Madeira – Design de Origem 2023” está prestes a receber um time de conteudistas diversificado e repleto de experiência para compartilhar durante o evento de 14 a 16 de setembro, em Venda Nova do Imigrante (ES). Com 44 especialistas confirmados, o evento será um caldeirão de conhecimento e inovação, abrangendo uma variedade de campos profissionais e experiências enriquecedoras. A Feira acontecerá no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, com entrada gratuita. O credenciamento antecipado pode ser feito no site www.espiritomadeira.com.br.

Os conteudistas convidados são uma mistura de talentos que abraçam a madeira como um fio condutor, mas que também se estendem a outras esferas do empreendedorismo, gestão, tecnologia, educação e muito mais. Cada um deles traz consigo um conjunto único de habilidades e conhecimentos, tornando a “Espírito Madeira” uma experiência imperdível para quem busca aprender e crescer.

Entre os convidados, está Adilson Pinheiro, um empreendedor multifacetado que se destacou como especialista em marcenaria criativa e foi pioneiro na introdução da resina epóxi no cenário nacional. Sua presença digital sólida e sua base de seguidores impressionante o transformaram em um influenciador na área.

Carlos Alberto Sacco, por sua vez, traz 40 anos de experiência em tecnologia da informação e empreendedorismo, além de se dedicar a conectar startups e empresas, promovendo o desenvolvimento do mercado. Já Celso Martini é referência na automação industrial, com mais de quatro décadas de experiência, enquanto Claudinei Uliana se destaca na conexão profissional de empresários e networking humanizado.

Só para citar outros conteudistas, Edimárcio Minussi Júnior é um especialista em desenvolvimento de negócios e relacionamento com o cliente, com vasta experiência em multinacionais, enquanto Edmilson Supelete traz uma bagagem de 25 anos no setor moveleiro, atuando como consultor empresarial e facilitador de negócios e gestão. Outro convidado é Eduardo de Castro Stehling, biólogo e consultor especializado em produção florestal, com foco em melhoramento genético florestal.

Esses são apenas alguns dos destaques entre os 44 conteudistas confirmados, que você pode conferir na lista abaixo. O evento também contará com a expertise de especialistas em psicologia, energia, marketing, gestão de projetos, inovação, engenharia, direito, educação, tecnologia e muito mais.

João Gabriel Missia da Silva (Nuqmad Ufes), curador do Espaço Acadêmico, ressalta a riqueza desse grupo diversificado de conteudistas, destacando a ampla gama de formações e profissões representadas. “O time de conteudistas da Espírito Madeira representa bem a preciosidade e dimensão do evento, sendo 44 pessoas oriundas de diferentes Estados do Brasil e com formação em 24 profissões, um número facilmente extrapolado pela diversidade de linhas de atuação. A expectativa é a entrega de um conteúdo vasto, riquíssimo e incentivador para todos os participantes, o que pode ser percebido pela programação cuidadosamente pensada e organizada”, destaca.

“No Auditório da Espírito Madeira teremos a presença de grandes profissionais da cadeia de madeira do Brasil apresentando suas experiências de forma gratuita”, diz Graziela Vidaurre, curadora do espaço Auditório.

*Os dias, horários e locais das apresentações podem ser conferidos na programação oficial, disponível no site: www.espiritomadeira.com.br.  

 

A Feira

A “Espírito Madeira – Design de Origem 2023” oferecerá vai reunir conhecimento, criatividade e cultura da madeira. Um evento que promete cativar a todos que buscam se aprofundar na essência da madeira e na riqueza de sua expressão criativa. A expectativa é receber cerca de 3.000 visitantes por dia, que terão acesso a 84 estandes com expositores.

A organização está a cargo do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização da Câmara Setorial Moveleira (Findes). Além disso, conta com o apoio da Prefeitura de Venda Nova, Aderes, Amunes, Sebrae/ES, Sistema Faes/Senar/Sindicatos, Ufes (Departamento de Ciências Florestais e da Madeira) e tem o patrocínio da Placas do Brasil.

O objetivo da “Espírito Madeira” é conectar toda a cadeia produtiva, desde o produtor florestal até o design, envolvendo diversos profissionais do setor, como arquitetos, designers, engenheiros e empresários, além de atrair grandes stakeholders do mercado e empresas de outros Estados. Para tanto, o planejamento ocorre há quase dois anos, considerando as necessidades e expectativas do mercado e dos empresários.

 

Conteudistas confirmados (em ordem alfabética)

 

Adilson Pinheiro (Oficina 44)

Empreendedor multifacetado com expertise em marcenaria criativa, vidreiro e artesanato. Reconhecido como o maior especialista em marcenaria criativa do Brasil, pioneiro na introdução da resina epóxi no cenário nacional.  Sua trajetória inclui uma presença digital sólida, com um canal no Youtube desde 2010 e uma base de seguidores de 1 milhão em todas as plataformas de mídia social. Participação como especialista no Programa “É De Casa” (TV Globo). Os empreendimentos abrangem desde a promoção de marcas parceiras na Oficina 44 até a realização de palestras, workshops, treinamentos e consultorias empresariais, além da administração de uma escola on-line de marcenaria. Além disso, é fundador da Loja Ébano, uma plataforma de e-commerce que desenvolve e comercializa ferramentas e acessórios inovadores para marcenaria criativa.

 

Carlos Alberto Sacco (Grupo BMV)

Empreendedor e empresário com 40 anos de atuação no mercado e Tecnologia de Informação no Brasil e exterior. Cofundador da Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes), é diretor do setor de benefícios do Grupo BMV, que atua na área ambiental de créditos de sustentabilidade e biodiversidade com lastro registrado na B3. Investidor anjo e mentor de marketing e vendas do InovAtiva Brasil, se dedica a aproximar e gerar negócios entre startups e empresas.

 

Celso Martini (Marrari Automação)

É engenheiro eletrônico especializado em automação industrial e também sócio-diretor comercial da Marrari Automação. Atua há mais de 45 anos com automação industrial em diversos setores produtivos, como também em desenvolvimento de novas tecnologias, sistemas, soluções e produtos.

 

Claudinei Uliana (UR Soluções)

Especialista em conexão profissional de empresários e Networking Humanizado.

 

Claudio Longato Junior

Proprietário da General Iron Fittings, com 23 anos de experiência em acabamento de madeiras.

 

Edimárcio Minussi Júnior (EDP do Brasil)

Especialista em desenvolvimento de negócios e relacionamento com o cliente, conta com mais de 16 anos de experiência profissional em multinacionais dos ramos automobilístico, de materiais de escritório e energia, onde atua desde 2018. Com MBA em Gestão de Projetos pela Esalq-USP, é especialista em Engenharia Automotiva e graduado em Gestão Empresarial com Licenciatura em Docência em Administração. Atuou por cinco anos como professor de ensino técnico do Centro Paula Souza (ETEC), nos componentes do eixo de Gestão de Negócios. Atualmente, é analista sênior de Serviços Energéticos da EDP Brasil.

 

Edmilson Supelete (SIG Planejamento e Gestão)

Formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Marketing. É especialista em Gestão de Projetos de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APL) pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), totalizando mais de 7.000 horas de capacitação em diversos temas. Atua há 23 anos em projetos de gestão empresarial, nas áreas de liderança e planejamento, tendo durante nove anos exercido a atividade de analista do Sebrae/ES. Desde 2009, é secretário-executivo do Sindimol, consultor e instrutor. É também o fundador da SIG Planejamento, idealizador do workshop “Gestão com Foco em Resultados”.

 

Ederval Oliveira (Montana Química)

Carreira com Administração de Empresas e Recursos Humanos, é consultor empresarial e facilitador de Negócios e Gestão. Tem experiência de 25 anos no setor moveleiro.

 

Eduardo de Castro Stehling (Fuste Consultoria Florestal e Bela Vista Florestal)

É biólogo, consultor e diretor da Fuste. Atua com produção florestal e extensão dentro de quase toda a cadeia madeireira, atendendo produtores, viveiros, serrarias e empresas de plantio. É mestre em Engenharia Florestal com ênfase em melhoramento genético florestal. Natural de Divinópolis e residente em Campo Belo, ambos no Estado de Minas Gerais, foi nesse município último que desenvolveu junto à Bela Vista Florestal o programa de melhoramento genético do cedro-australiano (Toona ciliata), alcançando cultivares protegidos de alta performance que revolucionaram a cultura no Brasil.

 

Ezio Tadeu Lopes (Base Verde Consultoria)

Engenheiro florestal e executivo com larga experiência em empresas de grande porte nos segmentos de papel e celulose, agronegócios e logística. No vasto currículo, constam experiência em implantação e gestão do Sistema de Garantia da Qualidade (IS0 9000/14000), Certificações FSC Forest Stewardship Council, Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor) e práticas ESG.

 

Fabio Mareto (Maretto Wood Produtos e Serviços Florestais)

Engenheiro florestal pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atuou como consultor de Meio ambiente e Licenciamento Ambiental e foi membro executivo da Associação dos Engenheiros Florestais do Espírito Santo (Aefes). Atualmente, é empresário no ramo madeireiro e de serrarias para beneficiamento de madeira.

 

Fabricio Chiqueto (XMente)

Palestrante e treinador, psicólogo especialista em Desenvolvimento Humano e Empresarial. Criador do Método “XMente de Mentoria” através da Gestão “PPR ON = Processos + Pessoas = Resultados” já aplicado em mais de 200 empresas. É gerente de Emprego e Qualificação Profissional na Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) do Governo do Espírito Santo.

 

Fausto Takizawa (Arefloresta/TRC)

Graduado em Engenharia Florestal pela Esalq-USP, desde 1996 atua com plantações de teca, trabalhou como gerente de Meio Ambiente, de Inventário, Planejamento e Sistematização Florestal. Entre 2008 a 2010, assumiu o cargo de diretor florestal na Floresteca. Foi presidente da Associação de Reflorestadores do Estado de Mato Grosso (Arefloresta) entre 2010 a 2015. Em 2016, foi condecorado como Executivo Destaque no Congresso da Madeira 2016. Atualmente, é diretor de P&D e relações institucionais da TRC e secretário geral da Arefloresta-MT.

 

Fernando Mauro Belchior (FM Belchior Cursos Profissionais)

Engenheiro mecânico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, tem curso de marcenaria fina em madeira maciça pelo Rosewood Studio (Almonte, Ontário, Canadá), além de experiência nas áreas de projeto e produção de móveis em madeira maciça e MDF.

 

Flávio Baldan Alonso (Fbag Marchetaria)

Formado em Desenho e Projetos pela Unimep, se interessou pela marchetaria quando conheceu a técnica numa viagem em família. Atualmente, já são mais de 14 anos dedicados à marchetaria.

 

Graziela Vidaurre (Ufes)

Professora da Ufes há 13 anos e atuante em projetos de pesquisa na área de qualidade da madeira de florestas plantadas. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Qualidade da madeira da Ufes, em Jerônimo Monteiro.

 

Gil Chagas (Cupim Banguelo Marcenaria Criativa)

À frente do perfil “Cupim Banguelo” no Instagram, Tik Tok e YouTube, é um dos poucos influenciadores na área de marcenaria e marcenaria criativa. Gil traz semanalmente para as redes sociais ideias e projetos criativos.

 

Humberto Tufolo Netto (Núcleo da Madeira)

É diretor e fundador do Núcleo da Madeira. Experiência em planejamento de vendas e representação comercial na Montana Química S.A. por 40 anos. Coordenou ações de marketing voltadas ao mercado industrial madeireiro e moveleiro e participou na expansão da empresa no mercado Latino-Americano. Membro ativo na ABPM e colaborador em normas NBR relacionadas à madeira e preservação. Idealizou a campanha “Madeira de Verdade”, Abrafati. Consultor técnico em tratamento e acabamento de madeiras de engenharia para empresas da construção. Professor convidado no curso de pós-graduação do IPT- Núcleo da Madeira no tema “Tecnologia em Preservação de Madeiras”.

 

Jacson Tiola (Hub Fucape)

Empreendedor, cientista da computação, especialista em tecnologia e inovação, suas principais experiências são com consultoria de inovação para corporações, relacionamento com startups e ambientes de inovação, investimento e aceleração de startups e corporate venture capital.

 

Jésus Fernando Miranda Barbosa (Idaf)

Engenheiro agrônomo, mestre em biologia vegetal e subgerente de controle florestal do Idaf.

 

João Gabriel Missia da Silva (Nuqmad Ufes)

Engenheiro industrial madeireiro e doutor em Ciências Florestais pela Ufes, atualmente é pesquisador FAPES/CNPq. Trabalha com a qualidade da madeira e indústria madeireira, realizando pesquisas e prestações de serviços na área.

 

João dos Santos Oliveira (Eco Madeiras)

Natural de Pancas (ES) atuou por muitos anos como advogado nas áreas de Direito Civil e do Trabalho em Aracruz. Incentivado pelo amigo Edgar de Campinhos Júnior, pesquisador da Aracruz Celulose, começou a investir no plantio de florestas, principalmente de cedro australiano, em 2002. Em 2018, na estratégia de processar a madeira do cedro foi criada a Eco Madeiras, para produzir e comercializar artefatos com sustentabilidade, buscando agregar valor a peças produzidas com madeira juvenil. Por ser uma cultura nova e ainda com poucas informações disponíveis e embasado na experiência como produtor, passou a orientar pessoas que também plantaram o cedro.

 

João Jantorno (Placas do Brasil)

Designer de produtos e coordenador de Marketing da Placas do Brasil. Com formação em Engenharia Civil e especialização em Design de Produtos e Interiores, sua experiência se concentra no desenvolvimento de produtos e superfícies para o setor moveleiro, com destaque para a sua expertise em painéis de MDF revestidos, utilizados tanto na confecção de móveis quanto no design de interiores. Reconhecido por seu comprometimento em oferecer produtos e serviços que incorporam princípios estéticos, funcionais e sustentáveis. Através de sua participação ativa em feiras e eventos tanto nacionais quanto internacionais, se mantém conectado com os movimentos do mercado de arquitetura, engenharia, design e acabamentos. Além disso, sua busca incessante por conhecimento se estende em pesquisas de mercado, análises de hábitos de consumo e exploração de novos produtos.

 

José Antonio Neto (Torabras)

Engenheiro industrial madeireiro atuando na área de preservação de madeiras há mais de oito anos. Atuou nos primeiros cinco anos da profissão na Koppers Performance Chemicals, promovendo suporte técnico às usinas de preservação de madeiras das regiões Sudeste, Sul e Nordeste a fim de melhorar a qualidade e a produtividades dos processos, reduzindo custos. Difunde informações para adequação as normativas de qualidade, principalmente à NBR 16143:2013, visando a valorização principalmente do eucalipto tratado. Atualmente é gerente de produtos da Torabras onde desenvolve novos produtos madeireiros, entre outras funções.

 

José Leandro de Freitas Filho (Borracharia do Leandro)

É palestrante, mentor e o cérebro por trás da Borracharia do Leandro, uma história de sucesso que começou a se desenhar quando ainda era adolescente. Com uma paixão inabalável pelo empreendedorismo, Leandro moldou sua jornada desde os primeiros passos, desenvolvendo uma expertise técnica que o diferenciou desde cedo. Sua dedicação incansável e visão única o conduziram a transformar uma modesta borracharia em um ícone de inovação e estilo no cenário empresarial brasileiro. Com mais de meio milhão de atendimentos, a Borracharia do Leandro conquistou não apenas a aclamação da renomada revista “4 Rodas” como a borracharia mais bonita do Brasil, mas também a confiança de seus clientes, oferecendo serviços de qualidade, agilidade e comprometimento com o valor justo. Hoje, consolidada como uma referência, a empresa continua sua trajetória de sucesso, sempre sob a orientação visionária desse empreendedor nato.

 

Juliana dos Santos (IEL)

Atuando na educação há 20 anos nas redes pública e privada, bem como na educação corporativa, dedica-se aos estudos e práticas de competências comportamentais, estilos de aprendizagem, mudanças culturais e impacto na juventude e estratégias ativas de aprendizagem. Mestre em Estudos Linguísticos, pós-graduada em Pedagogia Empresarial e Universidade Corporativa, Gestão de Pessoas e Design Thinking, Tecnologias educacionais aplicadas à Educação e Docência do Ensino Superior. Pesquisadora e entusiasta da educação, presta consultoria para empresas que buscam engajar seus colaboradores com o propósito da organização por meio da aprendizagem contínua.

 

Júlio Diogenes (Azys)

Especialista em Gestão de Projetos sob metodologias ágeis e atual head de Cultura de Comunicação na Azys. Pernambucano apaixonado por cuscuz e inovação, possui uma trajetória marcada pela atuação em empresas renomadas como L’Oreal, Decathlon e Porto Digital. Nestas empresas, ele se dedicou a entender os desafios internos e seus contextos, escolhendo as melhores práticas e modelos de gestão que pudessem ser medidos e aprimorados. A experiência culminou na criação da sua metodologia PAMI (Pessoas, Ambientes, Metodologias e Indicadores), que tem como objetivo ajudar empresas, instituições de ensino e governos a focar nas pessoas, partindo do óbvio.

Além da atuação no setor corporativo, Júlio é um ativista pela inclusão de pessoas com neurodivergências, sendo ele mesmo uma pessoa com Autismo e TDAH.

 

Lorenzo Lube dos Santos (Mindtech Educação e Tecnologia)

Engenheiro Industrial- Ênfase Madeireira, mestre em Engenharia Civil – Estruturas e doutor em Engenharia de Estruturas, integrou a Comissão de Estudos CE 002 126 010 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo um dos responsáveis pela NBR7190-2:2022. Atua como pesquisador associado a projetos de pesquisa de Mestrado e Doutorado do programa de Pós-graduação em Ciências Florestais da Ufes. É professor da Faesa e CEO da Mindtech Educação e Tecnologia. Possui ampla experiência em processos de classificação visual, industrial e mecânica da madeira.

 

Luciano de Aguiar (Ita Engenharia em Madeira)

Arquiteto e urbanista (Ufes, pós-graduado em Gestão Empresarial (FGV). Foi diretor geral daTora Log Homes (2002-2016) e desde 2017, atual sócio diretor Ita Engenharia em Madeira.

 

Luciano Passaretti

Mudou-se para a capital do Espírito Santo para estabelecer tanto a vida familiar quanto a carreira profissional. Formado em administração pela Ufes, acumula experiência diversificada, tendo colaborado com grandes corporações como Coca-Cola e Samp Assistência Médica, além de várias startups, ao longo de uma década de envolvimento com o cenário de inovação do Estado. Em 2018, ele embarcou na própria jornada empreendedora e aprendeu uma lição valiosa: nem todo projeto está destinado ao sucesso não é o fim da linha, mas sim uma valiosa experiência de aprendizado. Luciano acredita que o poder está nas “boas perguntas” e não necessariamente nas respostas definitivas. Atualmente, trabalha na área de vendas, fornecendo orientação estratégica para empresas e startups na busca por refinar suas abordagens comerciais.

 

Magno Welsing (Forest Group)

Engenheiro civil com mestrado em Meio Ambiente e mais de 15 anos de estudo e participação no setor de silvicultura. Ao longo de mais de 25 anos, deu enorme contribuição para sistemas de abastecimento de água, no saneamento e na irrigação. Atualmente é um dos sócios da Forest Group, que promete uma revolução no mercado de produção de madeira nobre. É filho de fazendeiro negociante de florestas em pé, para corte e exploração comercial. Cresceu admirando este “case” e suas oportunidades. Quando trabalhou no Norte de Minas Gerais, presenciou a imensidão do mercado de florestas para celulose e conheceu o mogno híbrido asiático. Juntou-se aos fundadores, sendo o primeiro investidor do projeto até se tornar sócio da empresa. Hoje, após muita pesquisa e desenvolvimento genético, possuem vários cultivos em andamento no Brasil, em diversos biomas. Além de serraria e marcenaria próprias, especializada em portas, principalmente com sua própria madeira, desde 1999.

 

Marco Antonio Redinz (Findes)

Advogado trabalhista, especialista em relações do trabalho da Findes, mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional, autor de três livros, sendo os dois últimos publicados pela Editora Saraiva, estando atualmente na 9ª edição (“Passo a Passo para Elaboração de Petições Trabalhistas” – 2023) e 1ª edição (“Contratos Trabalhistas na Prática” – 2019).

 

Marcos Kneip Navarro (Bandes)

Foi secretário Municipal de Desenvolvimento de Anchieta (17/19) e secretário de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo (19/21). Possui MBA Executivo em Gestão de Negócios (IBMEC-RJ) e graduação em Direito. Atua com advocacia empresarial desde 1999, desenvolvendo atividades junto a empresas do segmento privado e também na área pública, em cargos de diretoria, assessoria, conselheiro e coordenação, com atuação predominante na área empresarial.

 

Marcel Pereira Lima (Valor Investimentos)

Mestre em Engenharia Mecânica pela Ufes, com formação complementar na “École Nationale d’Ingénieurs de Metz” (França), fez carreira da Marinha do Brasil até o posto de capitão-tenente do Corpo de Engenheiros, enquanto investia o próprio salário e ajudava amigos e familiares a investirem no mercado de ações. Hoje é assessor de investimentos na Valor Investimentos e conselheiro do Comitê Qualificado de Conteúdo de Finanças do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef).

 

Marcelo Vivacqua (Conecta Consultoria em Negócios Internacionais)

Médico veterinário, doutor em Biotecnologia, especialista em gestão de inovação, professor de nível superior, fundador e CEO da empresa Conecta Consultoria em Negócios Internacionais e diretor na América Latina da Federação Internacional das Associações dos Inventores. Como colaborador, consultor e mentor, ajudou governos, empresas tradicionais, indústrias e startups de diferentes segmentos, instituições acadêmicas e cooperativas a implementarem programas de inovação interna e aberta, melhorando os processos, produtos e serviços. Mais informações: https://www.linkedin.com/in/marcelo-vivacqua-b92b7620/.

 

Marta Manente

Formada em Tecnologia em Produção Moveleira e pós-graduada em Design de Produto com ênfase em Móveis. Atuou como professora de cenários internacionais para o curso de especialização em Design entre as Universidades de Pordenone (Itália) e de Caxias do Sul (RS). Seus produtos e trabalhos são expostos em feiras internacionais em Milão e Nova York e Design Weeks pelo mundo desde 2016. São mais de 20 anos de experiências no desenvolvimento de projetos contemporâneos para o setor moveleiro. É diretora do Studio Marta Manente Design, em Bento Gonçalves (RS), que atua atendendo importantes players do Brasil e exterior, incluindo assessoria ao desenvolvimento de produtos da Placas do Brasil.

 

Paulo Fernandes Costa (Sucesso Empresarial)

Palestrante, consultor, mentor, educador financeiro, escritor e empresário. Formado em Contabilidade e Engenharia Civil pela PUC-MG. Associado à Associação Brasileira dos Educadores Financeiros (Abefin). Trainer em Programação Neurolinguistica certificado pela “The International Association for NLP”.  Formação em Hipnose Ericsoniana, Terapia da Linha do Tempo-TLT e Energy Tapping. Trainer com Certificação Internacional (NLP and Coaching Institute of California-USA). Pós-graduação em Programação Neurolinguística e Dinâmica dos Grupos e especialização em Terapia Financeira. Máster Avatar certificado pela Star’s Edge International, Orlando-FL-USA. Autor dos livros “Transformando Dificuldades em Oportunidades” e “Dinheirofobia”. Trabalho publicado na revista científica da SBDG nº 6: “Gestão Financeira à   Luz da Dinâmica dos Grupos”.

 

Raissa Pravatta Pivetta (Amera)

Formada em Engenharia Civil com intercâmbio acadêmico de um ano na França (École Nationale d’Ingénieurs de Saint- Étienne, ENISE). Especialista em Sistemas Estruturais pela Escola Politécnica da USP e com formação em “Wood Frame” pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Trabalhou como engenheira calculista em fábrica de madeira laminada colada e já projetou mais de 100 edificações com estruturas em madeira. Hoje é CEO e cofundadora da Amera, startup especializada em madeira engenheirada, que tem o propósito de tornar as construções mais eficientes, tecnológicas e sustentáveis por meio de projetos estruturais, cursos e incorporações.

 

Renato Moraes de Jesus (Verde & Água Soluções Sustentáveis)

Engenheiro florestal e doutor em Ecologia, trabalhou em levantamentos de recursos naturais na região Amazônica. Por 32 anos, foi o responsável pela Reserva Natural Vale (Linhares), onde desenvolveu pesquisas em Silvicultura Tropical, entre outros. Também foi diretor de Meio Ambiente do Instituto Terra por dez anos e desde 2015 é membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia do Brasil.

 

Sandra Bastos (Bastos Projetos Associados)

Formada em Artes Plásticas, Design de Interiores e Pedagogia e concluindo mestrado Artes e Mídias digitais, atua há 44 anos como designer, professora e palestrante com temas e materiais didáticos autorais. Premiada por várias empresas de móveis, pesquisadora de temas diversos de arte e design com publicação de artigos em revistas acadêmicas e livros e autora de materiais instrucionais. Atuante no mercado mobiliário com projetos autorais, mostras e exposições, além de assinar o design de móveis para grandes indústrias do design Brasileiro. Fundadora da Associação Brasileira de Designers do Espírito Santo, é autora de mais de 2.000 projetos na capital e em todo o Estado.

 

Sandra Prochnow Greuel (Escola Brasileira de Tornearia)

Professora e coordenadora da única escola brasileira de Tornearia em Madeira em Pomerode (SC). Em 2009, foi enviada pela Prefeitura da cidade para a Região de Ergebirge, na Alemanha, para aprender e ensinar essa arte. Desde 2012, já ensinou mais de 400 alunos a arte e o encanto da tornearia em madeira. Especializada na tornearia dos tradicionais Quebra-Nozes e das figuras do Presépio.

 

Tiago Esmeraldino (Fe Advogados)

Com know-how de advogado especialista em direito tributário, gere uma equipe de advogados que atuam em empresas de médio e grande porte, em nível nacional, com resultados obtidos em processos jurídico-tributários, consultorias e revisão fiscal. A missão é tornar as empresas mais competitivas através das melhores práticas jurídicas e administrativas. Sempre atento em conectar pessoas, empresas e negócios.

 

Vinicius Moraes (Aruna Energia Solar)

Graduado em engenharia e fundador da Aruna Energia Solar, empresa especializada no desenvolvimento de soluções em energia solar fotovoltaica para empresas e indústrias. Atua com desenvolvimento das estratégias do negócio e é responsável pelo desenho da área comercial e relacionamento com o cliente final.

 

Wanderlucio de Avila Miranda (Enjoy Work Coworking)

Sócio das lojas Rodão Pneus, um dos autocenters mais tradicionais do Espírito Santo, fundada em 1989, é fundador e CEO da Enjoy Work, que se tornou um dos hubs mais disruptivos do Brasil. Idealizador e anfitrião do maior podcast do Espírito Santo, o EnjoyCast. Atua na estratégia comercial de mais de dez empresas, somando faturamento superior a R$ 100 milhões.

 

“Espírito Madeira- Design de Origem 2023”

Data: 14 a 16 de setembro

Local: “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES)

Mais informações: https://espiritomadeira.com.br/

 

Quem são?

MONTANHAS CAPIXABAS CONVENTION & VISITORS BUREAU

É uma entidade com sede no município de Domingos Martins, sem fins lucrativos, criada para promover desenvolvimento sustentável no turismo da região de montanhas do Espírito Santo. Atualmente, o trade regional é representado por 380 empreendimentos em dez municípios (Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante).

Fundado em 2006, a partir de uma aliança da iniciativa privada com o poder público, o Montanhas Capixabas teve o apoio de grandes parceiros como o Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Federação Brasileira de Conventions & Bureau, Governo do Estado do Espírito Santo e Sebrae-ES.

Nossa missão é desenvolver o turismo sustentável, adotando ações que promovam seu arranjo turístico em nível estadual, nacional e internacional, que gerem oportunidades de negócios para seus mantenedores e associados e fomentem o desenvolvimento de toda a região.

A atual diretoria conta com Valdeir Nunes (diretor-presidente), Ana Venturim Porto (diretora financeira), Sergio Rodrigues Dias Filho (diretor técnico) e Leandro Carnielli (presidente do Conselho Curador). Saiba mais em www.montanhascapixabas.org.br.

PLACAS DO BRASIL S.A.

Empresa brasileira genuinamente capixaba, especialista na produção e comercialização de painéis de MDF de alta qualidade, oriundos de florestas de eucalipto 100% renováveis. Localizados no município de Pinheiros, Norte do Espírito Santo, ocupa uma área total de 665 mil m², com cerca de 200 mil m² de área construída. Com uma estrutura contemporânea e equipamentos de última geração, a capacidade de produção é de 30 mil m³/mês de painéis de MDF naturais e 12 mil m³/mês de painéis de MDF revestidos. Saiba mais em: https://placasdobrasil.com.br/.

Outras notícias

RuralturES 2024 será realizada em nova data e local. Confira!

RuralturES 2024 será realizada em nova data e local. Confira!

Acesse
Venha celebrar uma tradição italiana na 22ª Festa do Socol em maio!

Venha celebrar uma tradição italiana na 22ª Festa do Socol em maio!

Acesse
37ª Festa do Tomate: show, premiações e motocross marcam o evento em Alto Caxixe

37ª Festa do Tomate: show, premiações e motocross marcam o evento em Alto Caxixe

Acesse