• Feiras

Espaço Maker e pios: fusão de atrações na ‘Espírito Madeira 2023’, que começa nesta quinta (14)

13/09/2023

A feira “Espírito Madeira 2023- Design de Origem”, de 14 a 16 de setembro, em Venda Nova do Imigrante (ES), vai reunir duas atrações imperdíveis no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”. Uma delas é o Espaço Maker, um verdadeiro paraíso para os entusiastas da marcenaria, com palestras, demonstrações e uma xiloteca de madeiras de reflorestamento. Outra atração será a Fábrica de Pios Maurílio Coelho, com mais de cem anos de tradição. A entrada no evento é gratuita.

O Espaço Maker é o local onde os entusiastas da madeira encontrarão sua paixão. A área será uma vitrine para apresentações com grandes nomes do cenário nacional e empresas do setor (*Confira programação no site https://espiritomadeira.com.br/). No local, uma marcenaria em pleno funcionamento será palco de palestras, produção de objetos e demonstrações de produtos, ao longo dos três dias do evento. Uma xiloteca com várias madeiras de reflorestamento também estará disponível. Tudo isso em colaboração com a Makita, fornecedora de equipamentos para as atividades.

De acordo com o coordenador do Espaço Maker, Eduardo Stehling (Fuste Consultoria Florestal), ao todo serão nove apresentações com conteúdo prático e teórico, abrangendo áreas de conhecimento da marcenaria, com noções de produção florestal, secagem da madeira, afiação de ferramentas, acabamentos, marchetaria, tornearia, marcenaria básica e negócios. “O público terá a oportunidade única de interagir com os palestrantes durante suas apresentações, trocar ideias e aprender diretamente com os especialistas”, diz.

A cultura capixaba também terá espaço na Espírito Madeira com a participação da centenária fábrica de pios, de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. A exposição será comandada por Fábio Coelho, bisneto do criador da fábrica, fundada em 1903, que também se apresentará artisticamente no palco principal na sexta-feira (15), às 13h, e no sábado (16), às 16h.

Imbuído de respeito pela tradição e uma busca incessante pela excelência, Fábio Coelho assumiu a gestão da fábrica em 2009, tornando-se um artesão habilidoso na fabricação de pios de aves. Recentemente, ele lançou um livro sobre a Fábrica de Pios, perpetuando o legado histórico.

Fábio Coelho é também um empreendedor apaixonado, participando de eventos e feiras por todo o Brasil. Ele tem levado a rica tradição dos pios de aves de sua fábrica a locais como São Paulo, Belo Horizonte e Olinda. A jornada do artista, do palco à bancada da fábrica, reflete a interseção entre a música e a produção artesanal. Na “Espírito Madeira- Design de Origem”, ele trará à luz essa fusão, celebrando a tradição e inovação em performances únicas que ressoam com a alma capixaba.

E AINDA:

Olimpíadas da Madeira- A competição vai destacar a habilidade, a força e a técnica de quem trabalha com grupiões e machados, ferramentas tradicionais no corte de toras de madeira, combinando técnicas antigas com o espírito esportivo moderno. Está prevista para quinta-feira (14), às 18 horas, sexta (15), às 18h30, e sábado (16), às 19h30. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site oficial do evento. Haverá premiação para os primeiros colocados.

Rodadas de Negócios- A 4ª Rodada de Crédito da Findes acontecerá dia 15 de setembro, a partir das 16h30. O encontro tem o intuito de aproximar micro, pequenos e médios empresários das instituições financeiras da região, para que conheçam as linhas de crédito adequadas à realidade de seus negócios. Instituições financeiras confirmadas: BNDES, Bandes, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banestes, Sicoob e Sicredi. As inscrições foram encerradas e só há vagas disponíveis ainda para a Rodada de Crédito do NAC/Findes. Inscrições: https://acesse.one/y5Mni.

44 especialistas- Com 44 especialistas confirmados, o evento será um caldeirão de conhecimento e inovação, abrangendo uma variedade de campos profissionais e experiências enriquecedoras. Os conteudistas convidados são uma mistura de talentos que abraçam a madeira como um fio condutor, mas que também se estendem a outras esferas do empreendedorismo, gestão, tecnologia, educação e muito mais. Cada um deles traz consigo um conjunto único de habilidades e conhecimentos, tornando a “Espírito Madeira” uma experiência imperdível para quem busca aprender e crescer.

Missões técnicas- Oportunidade de conhecer um centro referência em desenvolvimento sustentável e uma serraria de alto padrão. Na programação extra, confira os dias e horários das missões técnicas “Guaçu Virá e Plantio Brasil” (plantio de mudas nativas) e “Águia Equipamentos e Donna Madeiras (Vargem Alta)”. Além disso, sábado (16), às 19h, acontecerá a reunião do Fórum Capixaba de Agroflorestas e Madeira.

Oficinas Sesi e Senai- Continuam abertas as inscrições para as oficinas de produção de socol, medalhão suíno ao molho de alho e polenta das Montanhas Capixabas a serem oferecidas nas unidades móveis do Sesi e do Senai – Cozinha Brasil e Frigorífica. Inscrições com vagas limitadas: https://forms.office.com/r/pdx1UxVWSJ.

A Feira

Idealizada por Antônio Nicola Brazolino e Paula Maciel, a “Espírito Madeira – Design de Origem 2023” vai reunir conhecimento, criatividade e cultura da madeira. Um evento que promete cativar a todos que buscam se aprofundar na essência da madeira e na riqueza de sua expressão criativa. A expectativa é receber cerca de 3.000 visitantes por dia.

A realização está a cargo do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante. Além disso, conta com o apoio do Sebrae/ES, Aderes, IEL e Governo do Estado do Espírito Santo e tem patrocínio do da Findes/Sesi/Senai, Sicoob e Placas do Brasil.

O objetivo da “Espírito Madeira” é conectar toda a cadeia produtiva, desde o produtor florestal até o design, envolvendo diversos profissionais do setor, como arquitetos, designers, engenheiros e empresários, além de atrair grandes stakeholders do mercado e empresas de outros Estados. Para tanto, o planejamento ocorre há quase dois anos, considerando as necessidades e expectativas do mercado e dos empresários.

Espírito Madeira- Design de Origem 2023”

Data: Dias 14, 15 e 16 de setembro
Local: “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES)
Credenciamento gratuito e programação atualizada: https://espiritomadeira.com.br/

*Entrada gratuita

*A Prefeitura de Cariacica oferecerá um serviço de transporte para os visitantes, disponibilizando ônibus diários que partirão às 13h em frente à sede da Prefeitura. O retorno está programado para as 19h. As inscrições podem ser feitas no link https://acesse.one/txF7W. Para cada empresa convidada, será destinada 01 (uma) vaga para participação no evento, incluído o transporte e o ingresso. Alimentação e demais despesas no local serão de responsabilidade exclusiva dos participantes. Tolerância máxima de 10 (dez) minutos de atraso para saída. Havendo desistência, solicita-se comunicar à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, de modo que a Prefeitura ofereça a vaga para demais interessados.

Quem são?

MONTANHAS CAPIXABAS CONVENTION & VISITORS BUREAU

É uma entidade com sede no município de Domingos Martins, sem fins lucrativos, criada para promover desenvolvimento sustentável no turismo da região de montanhas do Espírito Santo. Atualmente, o trade regional é representado por 380 empreendimentos em dez municípios (Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante).

Fundado em 2006, a partir de uma aliança da iniciativa privada com o poder público, o Montanhas Capixabas teve o apoio de grandes parceiros como o Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Federação Brasileira de Conventions & Bureau, Governo do Estado do Espírito Santo e Sebrae-ES.

A missão é desenvolver o turismo sustentável, adotando ações que promovam seu arranjo turístico em nível estadual, nacional e internacional, que gerem oportunidades de negócios para seus mantenedores e associados e fomentem o desenvolvimento de toda a região.

A atual diretoria conta com Valdeir Nunes (diretor-presidente), Ana Venturim Porto (diretora financeira), Sergio Rodrigues Dias Filho (diretor técnico) e Leandro Carnielli (presidente do Conselho Curador). Saiba mais em www.montanhascapixabas.org.br.

PLACAS DO BRASIL S.A.

Empresa brasileira genuinamente capixaba, especialista na produção e comercialização de painéis de MDF de alta qualidade, oriundos de florestas de eucalipto 100% renováveis. Localizados no município de Pinheiros, Norte do Espírito Santo, ocupa uma área total de 665 mil m², com cerca de 200 mil m² de área construída. Com uma estrutura contemporânea e equipamentos de última geração, a capacidade de produção é de 30 mil m³/mês de painéis de MDF naturais e 12 mil m³/mês de painéis de MDF revestidos. Saiba mais em: https://placasdobrasil.com.br/.

Outras notícias

RuralturES 2024 será realizada em nova data e local. Confira!

RuralturES 2024 será realizada em nova data e local. Confira!

Acesse
Venha celebrar uma tradição italiana na 22ª Festa do Socol em maio!

Venha celebrar uma tradição italiana na 22ª Festa do Socol em maio!

Acesse
37ª Festa do Tomate: show, premiações e motocross marcam o evento em Alto Caxixe

37ª Festa do Tomate: show, premiações e motocross marcam o evento em Alto Caxixe

Acesse