• Agroturismo
  • Parcerias

‘Embaixador das Montanhas Capixabas’, Marco Grillo recebe homenagem da Câmara de Venda Nova

10/05/2023

Marco Antônio Grillo, atual chefe de gabinete da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante (ES) e ex-vereador no município por 25 anos, foi honrado com o título de Cidadão Vendanovense pela Câmara Municipal em uma emocionante Sessão Solene nesta quarta-feira (10). A cerimônia foi realizada como parte das comemorações do 35º aniversário do município.

O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau aproveita a oportunidade para parabenizar e reconhecer a figura notável de Grillo pela significativa contribuição para o desenvolvimento do turismo regional, inclusive na criação do Convention. Ao longo de mais de 35 anos, ele desempenha papel fundamental com incansável dedicação ao fortalecimento desse setor vital da economia.

Grillo foi o responsável pela criação de diversas associações e eventos que impulsionam o turismo na região das Montanhas Capixabas. Seu comprometimento e visão estratégica têm sido essenciais para atrair visitantes, promover o patrimônio natural e cultural local e estabelecer Venda Nova e região como destino turístico de destaque nacional.

Marco Grillo é um patrimônio do turismo nas Montanhas Capixabas. Tem uma tremenda facilidade de dialogar com todos os setores, sejam eles municipal ou estadual”, ressaltou Valdeir Nunes, diretor-presidente do Convention.

Essa honraria é um merecido reconhecimento de sua dedicação e trabalho árduo, e demonstra o impacto positivo que Grillo tem causado na região. Seu legado no turismo regional é uma inspiração para futuras gerações e um testemunho do seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico da região.

Fico agradecido, porque nunca tive isso na vida e vou guardar com muito carinho. Pude perceber que a diferença em Venda Nova foi a questão de religião e educação. Vou continuar colaborando, meu sentimento é de gratidão e de compromisso maior ainda”, declarou Grillo, emocionado, durante discurso na Tribuna da Câmara.

O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau congratula Marco Antônio Grillo pelo título de Cidadão Vendanovense e agradece por sua valiosa contribuição para o fortalecimento do turismo regional. Seu trabalho incansável e dedicação são uma fonte de orgulho para todos nós e um exemplo a ser seguido.

Breve histórico

Marco Antônio Grillo nasceu no dia 20 de maio de 1964, na comunidade de São José de Fruteiras, em Vargem Alta. É filho de Maria de Lourdes Piazzarollo e Armando Grillo. Casado com Marlúcia Lorenzoni Grillo, é pai de duas meninas: Laura e Luíza.

Cresceu rodeado pela família materna, já que ele e sua mãe moravam com seu avô, Fiorentino Piazzarollo, desde o falecimento do seu pai, quando tinha apenas quatro meses de idade.

Três dos tios já moravam em Venda Nova do Imigrante e seu avô decidiu mudar-se para junto dos filhos após um acidente com Marco. Além disso, em Venda Nova poderia oferecer estudo de qualidade para o neto. Aos 11 anos, foi matriculado no Instituto Pedro Palácios, hoje Fioravante Caliman. Tornou-se protético, mas a vida levou-o também a eleger-se vereador por Venda Nova por sete mandatos, sendo a primeira vez para a legislatura entre 1993 e 1996. Foi presidente da Câmara por quatro vezes.

Marco Grillo fala que sua vida pública está muito ancorada na Casa da Cultura, por meio da Associação Pró-Melhoramento de Venda Nova (Amena). Era o grupo que promovia o Baile dos Universitários. Marco também foi uma das pessoas que sugeriu a criação da Associação Festa da Polenta (Afepol), mantenedora do evento de mesmo nome. Foram os dois movimentos – Casa da Cultura e Afepol – que o levaram para a política, conta.

Padre Cleto Caliman também teve um papel importante na vida de Marco Grillo em Venda Nova. O lago do Alto Bananeiras, por exemplo, foi um dos pedidos do religioso que Marco ajudou a tirar do papel. Além disso, a influência política e humana de Padre Cleto abriu muitas portas para Venda Nova. Marco conta que buscou nas amizades do Padre Cleto pessoas que poderiam contribuir para o município. Entre os contatos estão o falecido Roberto Marinho, da Rede Globo, e o doutor Eliezer Batista, presidente da então Vale do Rio Doce.

Ele avalia que fez parte de um movimento de pessoas comprometidas em tirar as coisas da teoria e botar em prática. Cita, nesse contexto, a implantação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Senac e Corpo de Bombeiros. Instituições importantes que geram conhecimento e notoriedade para o município.

Lembra-se, com carinho, do ex-prefeito Braz Delpupo, falecido em 2019, e diz que aprendeu muito com sua forma de administrar.  Conheceu Braz ainda criança, quando ele vendia máquinas agrícolas e se hospedava na casa da família de Marco. “Eu saía com ele para vender as máquinas e abrir as porteiras. Fiz isso várias vezes. Foi uma história de vida juntos”, conta.

Como vereador, contribuiu para o crescimento da cidade. No seu primeiro mandato, foi autor do projeto de lei que instituiu o Hino de Venda Nova do Imigrante, uma composição de Emiliano Pedrino Lorenção com letra de Benjamim Falchetto. Também apresentou o projeto de lei que implantou o Selo de Inspeção Municipal (SIM), que valoriza os produtos do agroturismo e garante sua procedência e qualidade.

Sobre o título de cidadão vendanovense, Grillo fala que é bonito ver o poder constituído dar o título. E avalia que tem uma total sensação de pertencimento à cidade. “A formação, as orientações políticas, vieram todas daqui, de pessoas e famílias como as do Benjamin Falchetto, Caetano Zandonadi, Máximo Zandonadi, Cezário Altoé. Fui acolhido por essas famílias e me tornei parte delas”.

Por ter contribuído muito no desenvolvimento do Município de Venda Nova do Imigrante, se dedicando a toda população vendanovense, que faz tão merecedor do Título de “Cidadão Vendanovense”. (*Texto lido hoje durante Sessão Solene- *Fonte: Comunicação Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante).

Outras notícias

36ª Festa de Emancipação de Venda Nova garante 3 dias com shows imperdíveis e solidariedade

36ª Festa de Emancipação de Venda Nova garante 3 dias com shows imperdíveis e solidariedade

Acesse
Encontro com guias de turismo para fortalecimento do setor nas Montanhas Capixabas: capacitação, parcerias e perspectivas

Encontro com guias de turismo para fortalecimento do setor nas Montanhas Capixabas: capacitação, parcerias e perspectivas

Acesse
Polenta Off Road 2024: aventura e emoção nas Montanhas Capixabas em Maio

Polenta Off Road 2024: aventura e emoção nas Montanhas Capixabas em Maio

Acesse