Bem no centro de Venda Nova, na Avenida Domingos Perim, a principal da cidade, a empreendedora Carmem Feitosa Altoe aproveita os últimos resquícios de vida rural para produzir sabonetes de leite de cabra com extratos vegetais, socol, geleias, antepastos, molhos e eventualmente artesanatos em retalhos de tecido.
Os sabonetes glicerinados de leite de cabra com diferentes extratos vegetais estão disponíveis nas seguintes versões: puro leite, pariparoba, arnica, babosa, calêndula, camomila, tansagem, aroeira, sálvia e mel com própolis. Cada um deles oferece benefícios específicos para a pele.

Quanto ao tempero do socol Caprinova, a empreendora assim relata suas inspirações: “Nossos antepassados maternos são do Tirol (Província Autonoma do Trento, Norte da Italia), onde em cada comuna os costumes culinários tinham suas particularidades. Aprendi a usar os temperos com a minha mãe. É uma herança fantástica.” Dedicada, Carmen registra por escrito suas observações à respeito dos diferentes lotes da sua produção, observando a influencia do clima por exemplo, sobre o produto final. “É preciso buscar equilibrio para produzir artesanalmente. Se está frio ou calor, os cuidados mudam”.
Outra oferta da Caprinova, são diferentes geleias: de abacaxi com pimenta, abacaxi com gengibre, Limão Siciliano, Mexerica Ponkan e Laranja. As duas primeiras, mais picantes, desenvolvidas e apropriadas a serem consumidas com finas fatias de socol. E todas as geleias podem ser adicionadas como tempero para saladas e outras entradas.
Os molhos produzidos pela Caprinova são: Molho al suggo (de tomate puro) e Laranja com hortelã. O primeiro excelente para consumir com massas e o segundo com carnes.
Os antepastos Caprinova são: Tomate seco, Beringela e Beringela picante, Palmito com bacalhau e palmito com bacalhau picante, palmito agridoce e palmito com alcaparras. Otimos produtos, saborizados com ervas e temperos e indicados como entradas, recheio e acompanhamentos de diversos pratos.
A empreendedora Carmem faz ainda, conforme a disponibilidade de tempo, alguns trabalhos manuais como panos de prato e almofadas de retalho.

A visita à Caprinova, vai render sobretudo uma conversa bem gostosa e recheada de sabores e perfumes….