GRUTA DO LIMOEIRO | CASTELO – ES

Considerada um sítio arqueológico, foi alvo de vários estudos. Uma das equipes, formada por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e coordenada pelo antropólogo Celso Perota, encontrou 11 esqueletos de homens que viveram há aproximadamente 4.500 anos. Descobriu-se que desde o ano de 1.200 a Gruta do Limoeiro foi habitada por índios. No período colonial teria sido habitada por tribos de índios Puris.

Compartilhe:

Gruta do Limoeiro, situada a 15 quilômetros do centro de Castelo, possui vários salões internos e é considerada a mais importante do estado, por causa de sua profundidade e de suas formações rochosas de beleza inconfundível, localizada no distrito de Limoeiro, com acesso pela Rodovia ES 166, que liga Castelo à cidade de Venda Nova. É um patrimônio histórico estadual, tombado através de Resolução n° 1/84 do Conselho Estadual de Cultura, publicado no Diário Oficial em 18/01/84. Inscrito no Livro de Tombo Paisagístico Científico em 08/03/84, páginas 1 V e 2, sob o n° 2. Também é tombada como patrimônio histórico-cultural do município pelo Decreto 1.387, de 04 de junho de 1989.

FOTO: Considerada um sítio arqueológico, foi alvo de vários estudos. Uma das equipes, formada por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e coordenada pelo antropólogo Celso Perota, encontrou 11 esqueletos de homens que viveram há aproximadamente 4.500 anos. Descobriu-se que desde o ano de 1.200 a Gruta do Limoeiro foi habitada por índios. No período colonial teria sido habitada por tribos de índios Puris.
Habitação dos índios Puri-Coroados, a gruta já foi palco de intensas batalhas entre os habitantes nativos da região e o colonizador branco em busca de riquezas. O mais sangrento deles ocorreu no ano de 1771 e foi favorável aos índios, que impuseram aos invasores uma humilhante derrota, obrigando-os a fugir da região.
“VISITE A GRUTA DO LIMOEIRO, UMA DAS 7 MARAVILHAS DE CASTELO E UM DOS MAIORES PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO ESPIRITO SANTO”.
Localidade: Limoeiro
Distância da sede: 15km
Informações e agendamento: 28 99986 1542
Visitação: terça-feira à domingo – 09:00h às 16:00h
Coordenadas Geográficas: 273.481/ 7.733.421
@ Castelo, Espirito Santo
Compartilhe:

Notícias relacionadas

  • WINE E BEER 4ª EDIÇÃO – FESTIVAL CULTURAL E GASTRONÔMICO

  • Aberta a temporada da florada das cerejeiras em Pedra azul, Domingos Martins.