Reunião com a SPU – Superintendência de Patrimônio da união

Esta agenda é fruto de uma demanda apresentada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau à Senadora Rose de Freitas sobre a situação de descaso e abandono da conservação e manutenção da linha férrea que corta as cidades de Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Vargem Alta e Alfredo Chaves.

Compartilhe:

Sr. Mauro Pavão Madureira – Superintendente e equipe, estiveram no município de Domingos Martins, no dia 17 de junho e se reunião com representantes dos municípios de Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Vargem Alta e Alfredo Chaves, estavam presentes os secretários de Turismo, vice-prefeitos e prefeitos dos respectivos municípios, o Assessor da Senadora Rose de Freitas – Sr Victor, além dos representantes público, o Diretor Técnico – Sergio Rodrigues e a Executiva de Projetos do Montanhas Capixabas Convention, representante da Findes e da ONG Amigos do Trem prestigiaram o encontro.

Essa agenda é fruto de uma demanda apresentada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau à Senadora Rose de Freitas sobre a situação de descaso e abandono da conservação e manutenção da linha férrea que corta as cidades de Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Vargem Alta e Alfredo Chaves.

O trecho está sob autonomia da concessionária LVI / FCA, entretanto, no trecho, existem vagões espalhados ao longo do percurso, os trilhos e as estações estão sem manutenção.  Por se tratar de uma área de domínio do DNIT sob a concessão da FCA os municípios não possuem nenhuma autonomia mesmo nos percursos dentro das cidades, ocasionando diversos problemas como sujeira, matagal, vandalismo, entre outros.

Vale ressaltar que no mês de março de 2021 realizamos uma reunião em Pedra Azul, na sede do Montanhas Capixabas para tratar do assunto, na ocasião os municípios envolvidos representados pelas secretarias municipais de turismo, acordaram em construir um documento único com relatório fotográfico e descritivo da situação em cada município.

Abaixo segue o pleito de cada município:

Viana:

  • Direito de uso do trecho da via que passa por Viana, é poder cuidar, limpar e revitalizar as áreas no entorno da via e da Estação Ferroviária, queremos transformar o espaço e atrair ainda mais turistas;

Marechal Floriano:

  • Doação do trecho da linha férrea que corta o município de Marechal Floriano, para que possamos revitalizar e utilizar o espaço como aérea de lazer, calçadão e estacionamento;

Vargem Alta:

  • Área da cidade: Visa a utilização da linha férrea para se tornar uma via de mão única com jardins, áreas de vivências, arborização, áreas de estacionamento para desafogar o trânsito do centro além da utilização do espaço para a biblioteca Municipal e o Museu da Ferrovia.
  • Extensão da linha: O município, aponta a estação de Jacigua, os vários Pontilhões e os Túneis. A ideia é criar uma área de caminhada em toda a extensão, visto que o local tem rico potencial de crescimento turístico, como por exemplo, a trilha que passa próxima a Cachoeira do Caiado.

Alfredo Chaves

  • A estação de Matilde localizada no município de Alfredo Chaves está sob concessão do município através de um termo de compromisso assinado com o IPHAN/ES;
  • As demais estações do município encontram – se em total abandono como vagões e trilhos;

Domingos Martins:

  • A estação de Domingos Martins está sob concessão do Iphan / ES, segundo o mesmo “a Estação de Ferro é um exemplar da arquitetura germânica, possui estrutura do tipo enxaimel onde os requadros e estruturas de madeira são aparentes;
  • Entretanto o trecho de trilhos está em total abandono e atualmente ocorre um grande fluxo de turistas percorrendo os mesmos para chegar a “Pedra dos Ventos”, local de difícil acesso e segundo o corpo de bombeiros extremamente perigoso. Sobre o fluxo de turistas foi encaminhado ao DNIT ofício relatando o fato e pedido providências;
  • O município vislumbra a utilização do trecho para atividades turísticas, ora, o sonho do passeio de trem como também a exploração de outras atividades de aventura como caminhadas, rapel, etc.

A reunião tratou respectivamente sobre a concessão de bens não operacionais do patrimônio da União para os municípios e como encaminhamento o pleito para esclarecimento da concessionária e do DNIT sobre os bens operacionais sob o domínio dos mesmos no trecho e assim posteriormente ter os devidos encaminhamentos.

Share:

Related Posts

  • Ciclistas participam do Pedal Missão Jesuíta 24h

  • INTERVIMUS – Intercâmbio e Vivências Musicais da Região Serrana