DOMINGOS MARTINS: DO VERDE MAR AOS VERDES VALES CAPIXABAS

Domingos Martins fica na região serrana do Espírito Santo e a menos de 50 km da capital do estado, Vitória. É um dos municípios com maior extensão territorial do estado e sua atração principal é a geológica “Pedra Azul“.

Compartilhe:
12 de novembro de 2020
 Domingos Martins fica na região serrana do Espírito Santo e a menos de 50 km da capital do estado, Vitória. É um dos municípios com maior extensão territorial do estado e sua atração principal é a geológica “Pedra Azul“, com pouco mais de 1.800 m de altura e um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo. Podemos afirmar que, em menos de 1 horas, saímos do verde mar, para rasgar as serras, que dão acesso ao verde vale de montanhas.

Domingos Martins é dividida em seis distritos que são Sede (Centro), Santa Isabel, Paraju, Melgaço, Aracê e Biriricas; sendo Aracê o mais conhecido e onde se encontra a vila de “Pedra Azul“, que concentra os melhores hotéis e pousadas da região. Local do famoso ponto turístico do município, proporcionando aos seus visitantes, logo ao despertar, a incrível visão da natureza da região.whatsapp-image-2020-11-12-at-09-28-39

Mas a atração não é só essa. Na área central da cidade existem construções com fachadas em estilo germânico, herança deixada pelos imigrantes alemães que se instalaram na região no século 19.

A principal atividade do município é a agricultura, seguida do turismo e pousadas rurais que desenvolvem o agroturismo. O local  é um dos principais produtores de morango, hortifrutigranjeiros, café e banana do estado do Espírito Santo.

O turismo rural ganha destaque com lindas propriedades que produzem seus próprios produtos usados na alimentação e no preparo de comidas típicas. Existem diversas pousadas, restaurantes, casas de chá, entre outros estabelecimentos que produzem alimentos orgânicos. É possível adquirir e experimentar nas próprias propriedades onde estão hospedados deliciosos queijos, licores, vinhos, pães, biscoitos, doces e outros produtos 100% ali mesmo.

Confira seis atrações imperdíveis para curtir por lá:

A Rua de Lazer

whatsapp-image-2020-11-12-at-09-28-40

Localizada no centro da cidade, na rua João Batista Wernersbach, conhecida localmente como Rua de Lazer oferece várias opções de entretenimento, alimentação e compras tanto para os moradores locais como para os turistas que visitam Domingos Martins em busca de uma lembrança e diversão.

O Parque Estadual da Pedra Azul

possui área aproximada de 1.240 hectares e foi criado para proteger amostras significativas de Mata Atlântica da região, onde se destacam as formações rochosas de granito e gnaisse no estado do Espírito Santo. Abrigando um dos mais importantes cartões postais do estado, a famosa Pedra Azul, que possui 1.822 metros, além da Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude, unida a Pedra Azul fica a Pedra do Lagarto.

Foto por Yuri Barichivich / SETUR-ES

Foto por Yuri Barichivich / SETUR-ES

A fauna é diversificada contando com animais como tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, araponga, veado catingueiro, trinca-ferro e sabiá, além de alguns ameaçados de extinção como sagui-da-serra, onça suçuarana e macaco barbado.

A Pedra Azul muda de cor de acordo com a posição do sol ao longo do dia. Em seu cume é possível banhar-se em piscinas naturais que ficam na parte mais alta da montanha formadas pela ação da água da chuva ao longo de milhões de anos.

A Casa da Cultura

Inaugurada em 1983 e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1986. No local funciona o Museu Histórico de Domingos Martins, com acervo de livros, documentos, fotografias, móveis, utensílios domésticos relativos à colonização alemã e italiana do município.

whatsapp-image-2020-11-12-at-09-28-41

A Biblioteca Municipal

Fundada há 50 anos, a biblioteca conta com mais de 20 mil títulos, incluindo obras raras e estrangeiras, principalmente alemãs.  Paralelamente às atividades diárias, a biblioteca mantém programação variada de ações e eventos voltados à leitura, como rodas de leitura, contação de histórias, saraus, entre outros.

As Corredeiras do Rio Jucu

O Rio Jucu nasce na região serrana do estado mais especificamente na região de Pedra Azul no município de Domingos Martins percorrendo uma distância de 90 km até desaguar no Oceano Atlântico. É um rio com volume médio de água, nos trechos iniciais é rápido e com corredeiras constantes muito utilizado para a prática de rafting.

É um rio histórico, permitiu o desbravamento do interior do Espírito Santo e recebeu esse nome através dos índios que viviam na região, sendo o nome Jucu vindo de uma árvore típica da região.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Domingos Martins

É a primeira igreja evangélica do país a ter uma torre. Na época da construção, em 1866, a Constituição Imperial brasileira proibia torres nas igrejas evangélicas, só permitindo nas católicas. Foi inaugurada em 20 de maio de 1866 e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. Está localizada ao lado de um cemitério na Praça Arthur Gerhardt situada no centro da cidade de Domingos Martins.whatsapp-image-2020-11-12-at-09-28-39-1

Uma boa surpresa é o Hotel do Sesc construído todo em estilo Enxaimel, cercado de exuberante mata nativa, com piscina, apartamentos amplos, um restaurante a quilo com temperos de comida da fazenda e diárias a partir de R$ 350,00 o casal, com café da manhã e a noite um buffet com caldos e sopas. A construção é imponente e fica numa área ambiental protegida, cercada de muita natureza e ar puro.

Para quem prefere algo menos intimista e mais focado na família pode rodar uns 20 quilômetros da área central de Domingos Martins e hospedar-se no Hotel Fazenda China Park, um misto de clube e resort, onde as crianças encontram monitoria, jogos, trilhas, gincanas, um grande parque aquático com piscinas e toboáguas, teleférico, uma piscina aquecida, sala de jogos e dezenas de chalés alpinos que rasgam as montanhas acidentadas e lagos para pescaria, além de playground.

Tudo é gigantesco nesse empreendimento, que trabalha com dois sistemas de hospedagem, diárias com café da manhã ou pensão completa. Para quem optar pela pensão simples, pode fazer as refeições por quilo, inclusive a tarde é servido um completo chá da tarde com mais de 40 opções de doces, frutas, bolos, sucos. As refeições podem ganhar mais capricho na apresentação, e mobilidade e logística do empreendimento não foi feito pensado nas pessoas com necessidades especiais. Mas o empresário merece destaque por ser visionário e empreendedor, transformando uma área de eucaliptos, num resort para famílias numerosas.

Estradas românticas, paisagens exuberantes, chácaras com casas de madeira e chaminés, muita água, muitos rios e um região serrana a ser explorada e contemplada. Aliás o Espírito Santo é um verdadeiro estado de espírito!

 Serviço

Como chegar

Domingos Martins fica a apenas 42 quilômetros de Vitória, seguindo pela Rodovia BR 262 no sentido Vitória – Belo Horizonte. A outra via de acesso à cidade é a Rodovia BR 101 (vindo até Vitória) e depois seguindo pela BR 262.

Onde se hospedar

Hotel Fazenda China Park

Sesc Domingos Martins

Pousada Rabo do Lagarto

Onde Comer

Mãe Divina Restaurante Natural

Restaurante Don Due

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva.

Fotos: Márcio Auriema e Carlos Younes.

A Qual Viagem viajou ao Espirito Santo a convite da secretaria de turismo com o apoio da ABAV e SEBRAE – ES.

Fonte: http://www.qualviagem.com.br/domingos-martins-do-verde-mar-aos-verdes-vales-capixabas/

Compartilhe:

Notícias relacionadas

  • ROTA DO LAGARTO SE DESTACA PELAS PAISAGENS NO ESPÍRITO SANTO

  • Selo Turista Consciente & Ambiente Responsável