Clima tropical de montanha, mirantes, pontos de observação de aves às vezes raras e natureza privilegiada chama a atenção dos turistas que vão a Afonso Cláudio, nas Montanhas Capixabas, classificada como capital estadual da biodiversidade

Paisagem inesquecível nas Montanhas Capixabas – ( Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem)

Afonso Cláudio, no Espírito Santo, vem se tornando um dos destinos favoritos dos Birdwathing, pessoas que tem como hobby a observação de pássaros. Não é à toa que a cidade  recebe turistas do mundo inteiro em busca não apenas das muitas aves que podem ser contempladas, mas também pelas paisagens de rara beleza da serra capixaba.

Imagens de rara beleza natural podem ser contempladas em Afonso Cláudio (Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem)

Por ali, o segundo idioma mais falado é o alemão, o que é explicado pelo fato de grande parte da população ser descendente de germânicos e italianos. O município também se tornou destino de pesquisadores e biólogos depois que um levantamento feito por um atlas indicou que a localidade abriga espécies endêmicas e aves raras da Mata Atlântica. Antes conhecida como a “cidade das cachoeiras”, Afonso Cláudio tornou-se oficialmente a capital estadual da biodiversidade.

 Surucuá de Coleira, entre as mais bonitas espécies que podem ser vistas em Afonso Claudio (foto: divulgação)

A cidade é vocacionada para observação de aves, incentivada pelo poder público. A quantidade de reservas e matas favoráveis para essa prática fazem dela um polo de atração para observadores, tornando-se uma ótima parada para turistas observadores de todo o mundo, em função da grande diversidade de aves interessantes e/ou raras. Não apenas em Afonso Cláudio, mas em todo o Espirito Santo, são mais de 650 espécies de aves, ou seja, cerca de 35% das aves existentes no Brasil.

Mas, para visitar a cidade você não precisa ser um expert e nem ter como hobby a observação dos pássaros. Basta incluir a localidade em seu roteiro de viagem na região das Montanhas Capixabas que reservam um riqueza natural  exuberante, ainda pouco conhecida pela maioria dos brasileiros.

Com uma boa câmera digital – ou mesmo usando seu smartphone – você poderá obter imagens lindíssimas e inesquecíveis do visual encantador da região e, claro, dos pássaros que encontrar pelo caminho. Quem sabe, a partir disso, você comece sua coleção de fotos e se torne um Birdwathing e, movido pela paixão, passe a fazer parte dos mais de 20 milhões de pessoas no planeta que amam esse hobby que, além do contato com a natureza, proporciona muita paz e satisfação pessoal.

Mais informações: Clique aqui